Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Projetos

6 de Agosto de 2013, 14:59 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 765 vezes
Licenciado sob CC (by)

Projeto Biogama

 

 

 

As mudanças climáticas enfatizam a importância da conservação e consciência ambiental no mundo. Em parte isso se deve ao evidente problema causado pelo descarte incorreto dos resíduos sólidos e líquidos gerados pelo homem. Nesse contexto, existe uma proposta de se promover o despertar da consciência ambiental na comunidade do Distrito Federal e Entorno, por meio de processos educativos, com motivação no descarte correto do óleo usado para alimentação.

A proposta desse projeto, além de promover a educação ambiental com minimização dos impactos ambientais negativos, também permite que a partir desse resíduo seja possível a fabricação de produtos com maior valor agregado, como biodiesel e sabão, sem que hajam grandes investimentos para sua modificação gerando economia do orçamento familiar para os comunitários participantes.

Esta proposta se apoia no conhecimento tradicional da comunidade do Centro-Oeste e nas experiências científicas apresentadas com relação a este resíduo, desde as práticas familiares de produção de sabão à organizações coletoras do óleo de cozinha, mostrando os problemas causados ao meio ambiente a partir de seu descarte indevido.

Assim, este projeto visa à educação ambiental para a comunidade em geral com produção científica a partir de ações como campanhas educativas, oficinas para reuso do óleo, mini-cursos e palestras voltadas para todos os segmentos da sociedade.

Além disso, o pprojeto têm como objetivo a implementação de uma rede de coleta integradora entre universidade, comunidade e empresas, além da promoção dos estudos teóricos e práticos transversais na rede pública de ensino e nos conteúdos dos cursos universitários nos Campi da UnB (Brasília, Gama, Ceilândia e Planaltina). Essa proposta deriva das experiências vivenciadas no projeto Biogama executado pela Faculdade Gama (FGA).