Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Projetos (Mais recentes)

6 de Agosto de 2013, 14:59 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1116 vezes
Licenciado sob CC (by)
2014 - Atual
Simulação e otimização operacional de unidade de geração de vapor híbrida bagaço de cana-heliotérmica em instalação de cogeração de usina produtora de etanol
 
Descrição: A inserção da fonte solar e da ampliação do uso da biomassa, uma tendência explícita para que o aumento da geração baseado em resíduos da agroindústria e de implantação de plantas experimentais (mas totalmente funcionais) para conversão de energia solar por tecnologias fotovoltaicas e heliotérmicas, fazem parte do contexto atual das políticas atuais fomentadas pelas diferentes instituições nacionais que suportam o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Desta maneira, a presente proposta pretende direcionar esforços de pesquisa aplicada no sentido de contribuir com o desenvolvimento de conhecimentos nacionais sobre tecnologias de plantas solar térmicas, em particular sobre arranjos que associem unidades de aproveitamento de biomassa com centrais solares heliotérmicas. Para atingir esse objetivo, o projeto contempla as seguintes atividades: estabelecimento de uma plataforma de simulação de unidades geradoras de vapor híbridas bagaço de cana - heliotérmica de instalações cogeradoras (sala de situação virtual); desenvolvimento de uma plataforma de previsão de multiescalas temporais de irradiação solar para subsidiar a operação da uma unidade de cogeração híbrida; desenvolvimento de metodologia de otimização (GA-PSO) dos parâmetros de projetos e operacionais da unidade cogeradora; estudo de caso da Usina de açúcar e álcool Jalles Machado SA com a adição de uma unidade concentradora solar por torre central a sua unidade de geração; formação de recursos humanos em conversão de Energia Solar Heliotérmica, com inserção de abordagem de Ensino Orientado a Projetos, no contexto do projeto de hibridização da usina da Jalles Machado.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Augusto César de Mendonça Brasil - Integrante / Carlos ALberto Gurgel Veras - Integrante / Armando de Azevedo Caldeira Pires - Integrante / Mario Benjamim Baptista de Siqueira - Coordenador / Antonio Cesar Pinho Brasil Jr - Integrante / Taygoara Felamino Oliveira - Integrante / Fabio Alfaia da Cunha - Integrante.
2013 - 2015
HESPERIDES engenHaria dESPERertando e motIvando a igualDade de gênEroS
 
Descrição: O presente projeto tem por objetivo unir as áreas de Energia, Mobilidade e Biomédica, como elemento de integração entre as ALUNAS de Engenharia de Energia e ALUNAS do Ensino Médio, visando combater a evasão das alunas de engenharia, motivar e despertar o interesse das alunas do ensino médio pelo curso de Engenharia de Energia. Os cinco temas acima terão como finalidade: INTEGRAÇÃO - O projeto desenvolverá experiências de realidade aumentada da Mobilidade Urbana (a pé, bicicleta, carro e ônibus), identificando os Consumos Energéticos e Impactos Fisiológicos decorrentes da mobilidade. As experiências serão desenvolvidas e realizadas pelas alunas do ensino médio conjuntamente com alunas de Engenharia de Energia. A integração será fundamental para a metodologia de aprender ensinando para as alunas de nível superior e aprender fazendo pelas alunas do nível médio. EXPERIMENTAÇÃO - Os trabalhos experimentais servirão como ferramenta da metodologia de aprendizagem e disseminação do conhecimento junto às alunas. Experimentação, Medição e Análise serão usadas para o aprendizado, inferindo os consumos de energia, fatores ambientais e indicadores físicos, comparando as variáveis do uso de transporte público, carros particulares, bicicletas e viagens a pé. DISSEMINAÇÃO - A disseminação dos resultados promoverá o maior incentivo ao uso de modos suaves (a pé, bicicleta, patins, etc.) e sustentabilidade dos transportes públicos na mobilidade urbana. O conhecimento adquirido das áreas de Energia, Mobilidade e Biomedicina despertarão o interesse das alunas pela Engenharia. . 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (2) . 

Integrantes: Augusto César de Mendonça Brasil - Coordenador / Flavia Maria Barbosa - Integrante.
2012 - 2014
HADES - engenHaria Aplicada Despertando o Ensino eScolar
 
Descrição: O projeto tem por objetivo usar a disciplina Fontes de Energia e Tecnologias de Conversão, do Curso de Engenharia de Energia da Universidade de Brasília como elemento de integração entre os alunos de Engenharia de Energia e os alunos de ensino médio, visando combater a evasão da universidade e despertando o interesse dos alunos de ensino médio pelo curso de Engenharia de Energia. Tal integração se dará dentro da metodologia do "aprender fazendo" para os alunos de ensino médio, mas os orientadores desses alunos serão os alunos de engenharia que já passaram pelo processo. Os alunos de engenharia replicarão aos alunos do ensino médio o mesmo processo aprendido da disciplina.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Augusto César de Mendonça Brasil - Coordenador / Flavia Maria Barbosa - Integrante / Lucas Costa Amorim - Integrante / Patrick Silva Menêzes - Integrante.

Número de produções C, T & A: 2
2011 - 2013
Aproveitamento Energético do Caroço de Açaí Para Produção de Gás de Síntese e Redução dos Subprodutos Oriundos do Processo de Gaseificação
 
Descrição: Descrição: As reservas mundiais de petróleo poderão acabar dentro dos próximos 100 anos [1]. Portanto, substitutos para este material devem ser procurados como matéria-prima para a indústria química. Em virtude disso, o estudo de fontes alternativas de combustíveis tem aumentado expressiva e consideravelmente nesta última década, em função também das conseqüências ambientais causadas pelos combustíveis oriundos de fontes fósseis (gasolina e diesel) [2]. Historicamente, muitos resíduos de biomassa agrícola têm sido sugeridos como fontes alternativas de energia. A biomassa na matriz energética brasileira corresponde a quase um terço de nossa energia primária, e os produtos da cana (mesmo não considerando pontas e palha) já representam a segunda fonte energética primária em termos de oferta bruta no País [3]. A energia de biomassa pode ser adquirida por tecnologias de conversão termoquímicas, tais como, combustão, gaseificação, pirólise, liquefação e hidrotermólise. Na gaseificação, a reação da biomassa com oxigênio puro ou ar produz gás de síntese. Este pode ser usado para produção de eletricidade e uma variedade de produtos químicos [4,5]. Nos processos de gaseificação que utilizam apenas ar, os gases (principalmente CO e H2) são obtidos através de uma seqüência de reações que começam com a queima completa da biomassa para produzir CO2 e H2O, seguido pela passagem desses gases por um leito de carvão incandescente de modo a produzir CO e H2, além de pequenas quantidades de CH4 [6,7]. Como o processo de gaseificação utiliza diversos tipos de matéria orgânica como combustível, a composição geral da fase gasosa é bastante heterogênea [8]. Um componente dessa fase gasosa bastante poluente e degradante é o alcatrão. Esse composto pode ser transformado em compostos de baixo peso molecular usando-se processos catalíticos in-situ no reator de gaseificação ou em um reator separado acoplado ao sistema. Vários catalisadores têm sido utilizados, entre eles destacam-se, a dolomita. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 

Integrantes: Augusto César de Mendonça Brasil - Integrante / Carlos ALberto Gurgel Veras - Integrante / Grace F. Ghesti - Coordenador / Julio Lemos de Macedo - Integrante / José Alves Dias - Integrante / Sílvia Cláudia Loureiro Dias - Integrante / Filipe Rodrigues Malafaia - Integrante / Juliana Petrocchi Rodrigues - Integrante / Lucas Machado Gaio - Integrante / Isabela Cristina Curado - Integrante / Breno Prince Marcondes Ribeiro - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro.
2007 - 2010
ComCiclone - Combustor Ciclônico com parede de água
 
Descrição: Combustor Ciclônico com Parede de Água para Geração de Vapor Aplicado para Geração de Energia Elétrica Objetivo: desenvolvimento e a construção de uma câmara combustão ciclonica com parede de água que utiliza resíduos de madeira e/ou da agroindústria como combustível. Será também foco desta pesquisa, o controle dos efluentes gasosos dos diferentes resíduos agro-industriais e resíduos da indústria madeireira. O calor de combustão será utilizado para geração de vapor a ser direcionado a uma micro turbina para gerar energia elétrica.. 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (3) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (2) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Augusto César de Mendonça Brasil - Coordenador / Gonçalo Rendeiro - Integrante / Carlos ALberto Gurgel Veras - Integrante / Daniel Onofre Cruz - Integrante / Manoel Fernandes Martins Nogueira - Integrante / Danielle Regina da silva Guerra - Integrante / Guenther Carlos Krieger Filho - Integrante / Demétrio Barros Netto - Integrante / Waldir Antonio Bizzo - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.
2007 - 2009
KUANDU - Kilowatts para comUnidades isolAdas na amazôNia com
 

Descrição: KUANDU - Kilowatts para comUnidades isolAdas na amazôNia com Desenvolvimento sUstentável O objetivo geral desta pesquisa consiste em estudar a viabilidade técnica e sustentável da utilização de biomassa residual (caroço de açaí e produtos agroflorestais) para produção de energia elétrica em pequenas comunidades isoladas do sistema elétrico na Amazônia. Três vias serão comparadas nesta pesquisa: I- Gaseificação de caroços de açaí a ser aplicada em uma comunidade insular produtora de açaí, com utilização de um motor do ciclo Otto; II- Queima de biomassa residual (caroços de açaí e produtos agroflorestais) para geração de vapor e utilização de uma microturbina a vapor a ser aplicada em uma comunidade insular com resíduos agroflorestais; III- Análise da sustentabilidade energética nas pequenas comunidades, através da implementação dos sistemas propostos acima, comparando essas alternativas com os custos de O&M dos grupos geradores diesel (situação atual) e as alternativas tecnológicas hoje disponíveis para utilização de biomassa residual. . 
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (0) / Especialização: (0) / Mestrado acadêmico: (0) / Mestrado profissionalizante: (0) / Doutorado: (0) . 

Integrantes: Augusto César de Mendonça Brasil - Coordenador / Tiago Lopes Farias - Integrante / Gonçalo Rendeiro - Integrante / Manoel Fernandes Martins Nogueira - Integrante / Armando de Azevedo Caldeira Pires - Integrante / Isabel Malico - Integrante.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Ministério da Ciência e Tecnologia - Auxílio financeiro.