Ir para o conteúdo
    <li class="asset_articles"><a href="/search/assets?asset=articles"><span class="icon-menu-articles"></span><strong>Artigos</strong></a></li> <li class="asset_people"><a href="/search/assets?asset=people"><span class="icon-menu-people"></span><strong>Pessoas</strong></a></li> <li class="asset_communities"><a href="/search/assets?asset=communities"><span class="icon-menu-community"></span><strong>Comunidades</strong></a></li>
ou

Thin logo

 Voltar a Blog
Tela cheia

Chamada Pública - "Ecossistema de Software Livre" - LAPPIS

27 de Abril de 2018, 14:45 , por Carla Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 887 vezes

Sobre a chamada

 

A presente Chamada Pública para seleção de pesquisadores é vinculada a um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em parceria com o Ministério da Cultura, MinC, que visa constituir a rede de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para políticas públicas do Ministério da Cultura.

 

O principal objetivo é realizar pesquisa aplicada em metodologias de desenvolvimento de software, inovação em desenvolvimento de software, além de aferição qualidade produto de software, em ambiente experimental do Laboratório Avançadas de Pesquisa, Produção e Inovação em Software (LAPPIS).

 

A parceria entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Cultura visa aliar competências em desenvolvimento e software, domínio de tecnologias livres e métodos ágeis do Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (LAPPIS) e ferramentas de gestão e desenvolvimento de software colaborativo, aberto e contínuo, em diferentes arranjos produtivos, aprimorando os mecanismos de governança digital; além de fornecer subsídios tecnológicos que apoiem a execução da lei Lei 8.313/91, conhecida como Rouanet e das demais políticas de fomento e incentivo à cultura.

 

Trata-se de um arranjo interdisciplinar que envolve pesquisa e inovação em processos de desenvolvimento de soluções que serão incorporadas à esfera pública na forma de Softwares Livres e de modo mais concreto nos mecanismos de governança digital do próprio Ministério da Cultura.

 

A Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) está adquirindo papel cada vez mais central no cotidiano das organizações sociais. De governos, grandes empresas, autarquias, passando por organizações de sociedade civil até mesmo por movimentos informais, as TICs tem sido o principal meio de comunicação e organização da ação coletiva nesses contextos. Por isso, o software é algo de interesse geral, uma vez que vários aspectos relacionados a ele ultrapassam as questões técnicas, como por exemplo: o processo de desenvolvimento do software; os mecanismos econômicos que regem esse desenvolvimento e seu uso; o relacionamento entre desenvolvedores, fornecedores e usuários do software; os aspectos éticos e legais relacionados ao software [Kon et al., 2011].

 

Software livre é aquele que permite aos usuários usá-lo, estudá-lo, modificá-lo e redistribui-lo, sem restrições. Normalmente, esse software existe por meio de projetos de desenvolvimento que estão centradas em torno de algum código-fonte acessível ao público, geralmente em um repositório na Internet, onde desenvolvedores e usuários podem interagir [Meirelles, 2013]. O código é necessariamente licenciado sob termos legais formais que estão de acordo com as definições da Free Software Foundation 1 ou da Open Source Initiative 2.

 

O que define e diferencia o software livre do que podemos denominar de software restrito passa pelo entendimento desses quatro pontos dentro do que é conhecido como o ecossistema do software livre [Meirelles, 2013]. O princípio básico desse ecossistema é promover a liberdade do usuário, sem discriminar quem tem permissão para usar um software e seus limites de uso, baseado na colaboração e num processo de desenvolvimento aberto [Kon et al., 2011]. O desenvolvimento de software livre é uma alternativa estratégica para o Estado para Soberania; reuso e colaboração; Autonomia; Inteligência institucional.

 

O desenvolvimento de software livre é baseado num método que promove a transparência (pelas licenças) e a participação (pelo método baseado no acesso aberto ao processo de desenvolvimento) desde o momento de concepção. Por conta disso entendemos que essa é a forma mais adequada em um projeto que visa promover a colaboração de outras organizações e da cidadania, de forma aberta e transparente, no desenvolvimento de tecnologia do ministério.

 

O desenvolvimento de software livre é uma alternativa estratégica para o Estado por contribuir para o reuso de tecnologias que já tenham sido desenvolvidas e possam ser apropriadas e aprimoradas pelas instituições públicas, promovendo economia de recursos e acesso a tecnologias de ponta com desenvolvimento ativo. As características do licenciamento de software livre e seu processo de documentação pública com formação de comunidade também melhora o nível de autonomia do Estado, já que pode se apropriar da tecnologia desenvolvida a partir do seu próprio corpo técnico ou mobilizando a riqueza da comunidade. Esse processo vai aprimorando e capacitando os recursos humanos dos órgãos públicos aumentando a inteligência institucional e contribuindo em questões de soberania nacional, no sentido de que as tecnologias adotadas para a gestão pública são baseadas em inteligências presentes no Estado e sociedade Brasileira.

 

É importante, portanto, implementar uma arquitetura que facilita a participação, seja pelos métodos, seja promovendo ações que motivem o engajamento de atores, visando alimentar um processo que vai construindo, gradualmente, um ambiente de colaboração na construção das tecnologias que suportam a gestão cultural no Brasil.

 

O Ministério da Cultura possui histórico no desenvolvimento e manutenção de sistemas software livre para políticas públicas. Dentre os 27 sistemas desenvolvidos e/ou mantidos, todos disponibilizados como software livre, se destacam: Salic (Sistema de Apoio às Leis de Incentivo à Cultura) - principal mecanismo de fomento à Cultura do Brasil, a Lei 8.313/91 (Lei Rouanet) estabelece as normativas de como o Governo Federal deve disponibilizar recursos para a realização de projetos artístico-culturais.

 

A colaboração com o LAPPIS configura um arranjo de pesquisa, de ação e inovação sobre a realidade da engenharia de software e comunidades de software livre em organizações da Administração Pública Federal. Este projeto visa pesquisar e aplicar técnicas, metodologias de desenvolvimento de software, além de aferição qualidade produto de software, em ambiente experimental para o desenvolvimento de software livre.





CHAMADA PÚBLICA SIMPLIFICADA Nº 01/2018

SELEÇÃO DE PESQUISADORES

PROJETO: Ecossistemas de Software Livre (CDT/UnB e Ministério da Cultura)

  1. PROJETO SELECIONA PESQUISADORES

A presente Chamada Pública para seleção de pesquisadores é vinculada a um projeto de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação em parceria com o Ministério da Cultura, MinC, que visa constituir a rede de laboratórios de pesquisa e desenvolvimento de tecnologias inovadoras para políticas públicas do Ministério da Cultura.



O principal objetivo é realizar pesquisa aplicada em metodologias de desenvolvimento de software, além de aferição qualidade produto de software, em ambiente experimental do Laboratório Avançadas de Pesquisa, Produção e Inovação em Software (LAPPIS).

 

A parceria entre a Universidade de Brasília e o Ministério da Cultura visa aliar competências em desenvolvimento e software, domínio de tecnologias livres e métodos ágeis do Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação em Software (LAPPIS) e ferramentas de gestão e desenvolvimento de software colaborativo, aberto e contínuo, em diferentes arranjos produtivos, aprimorando os mecanismos de governança digital; além de fornecer subsídios tecnológicos que apoiem a execução da lei Lei 8.313/91, conhecida como Rouanet e das demais políticas de fomento e incentivo à cultura.

 

Trata-se de um arranjo interdisciplinar que envolve pesquisa e inovação em processos de desenvolvimento de soluções que serão incorporadas à esfera pública na forma de Softwares Livres e de modo mais concreto nos mecanismos de governança digital do próprio Ministério da Cultura.

 

As metas representam parcelas quantificáveis do objeto e são definidas a partir de uma visão modularizada deste. As metas fornecem uma visão abstrata do escopo a ser desenvolvido durante a execução do projeto. Com vistas a atender tantos os objetivos do Ministério a Cultura, quanto aos interesses de pesquisa do LAPPIS, representando a Universidade de Brasília, foram estabelecidas as seguintes metas:

 

  1. Propor soluções de Aprendizado de Máquina para apoiar o sistema de gestão da lei Rouanet;

 

  1. Propor metodologia para transformação de software legado em aberto, no contexto do MinC;

 

  1. Modernizar o framework de desenvolvimento e operação (devops) e capacitar a equipe de servidores e técnicos do MinC em práticas de gestão e desenvolvimento de software aberto, colaborativo e continuo, aprimorando os mecanismos de governança digital;

 

  1. Desenvolver solução computacional que disponibilize os softwares de apoio às atividades culturais;

 

  1. Analisar de dados da produção de software para apoiar a avaliação da qualidade do produto no contexto do MinC;

 

  1. Desenvolver painéis dinâmicos para análise e visualização de informações para sistemas do MinC;

 

Este Projeto, executado pelo Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico (CDT/UnB) em articulação com o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa & Inovação em Software, LAPPIS, localizado na Faculdade UnB Gama (FGA), CONVIDA pesquisadores interessados a apresentar currículos (obrigatoriamente gerado pela Plataforma Lattes – (http://lattes.cnpq.br/)) para a seleção pública visando à organização de cadastro de reserva de bolsistas e prestadores de serviços técnicos especializados e contratação conforme demanda do Projeto, ao longo dos próximos 17 meses, para prestar serviços de curta duração, nos termos aqui estabelecidos e conforme o PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO – PPDI do CDT.

  1. OBJETO

O principal objetivo é realizar pesquisa aplicada em metodologias de desenvolvimento de software, inovação em desenvolvimento de software, além de aferição qualidade produto de software, em ambiente experimental do Laboratório Avançadas de Pesquisa, Produção e Inovação em Software (LAPPIS).

 

Tais pesquisas e práticas serão usadas para subsidiar o Ministério da Cultura de ferramentas de gestão e desenvolvimento de software colaborativo, aberto e contínuo, em diferentes arranjos produtivos, aprimorando os mecanismos de governança digital; além de fornecer subsídios tecnológicos que apoiem a execução da lei Lei 8.313/91, conhecida como Rouanet e das demais políticas de fomento e incentivo à cultura.

 

  1. DETALHAMENTO DO CARGO, PERFIL E FUNÇÃO

O Projeto selecionará, por meio da presente Chamada Pública, seguindo o instrumento de contratação PROGRAMA DE APOIO À PESQUISA, DESENVOLVIMENTO E INOVAÇÃO – PPDI do CDT/UNB especialistas com os seguintes perfis e atribuições:

Código

Modalidade/Descrição

Perfis e Atribuições

001

PESQUISADOR SÊNIOR (Níveis A e B)

Pesquisador com qualificação e experiência em projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Vagas: até 3 pesquisadores

Período: até 17 meses

Perfil:

1. Profissional graduado e/ou pós-graduado em Design e áreas afins, com experiência comprovada de pelo menos 6 (seis) anos em projetos de Pesquisa e Inovação;

2. Ter perfil e interesse em pesquisa e desenvolvimento de Projeto de Tecnologia da Informação (TI) envolvendo órgãos federais brasileiros;

3. Necessária experiência nos itens:

3.1 Gestão de Projetos de Design e de Pessoas/Equipes;

3.2 Desenvolvimento de Projetos de TI (definição e implantação de metodologias colaborativas, aspectos de interface e usabilidade de sistemas de TI);

3.3 Definição e aplicação de métodos colaborativos para a elaboração de soluções orientadas aos cidadãos (citizen-driven);

3.4 Escrita de artigos acadêmicos e relatórios técnicos (desejável).

4. Desejável possuir publicações em periódicos, conferências e eventos nacionais e/ou internacionais nas áreas afins.

5. Ter interesse em projeto(s) em cooperação com órgãos públicos da esfera federal;

6. Ter disponibilidade e mobilidade para apoiar os órgãos federais no processo de transformação digital.

Modalidades das bolsas, conforme CDT/UnB

Para o nível A:

Profissional com qualificação e

experiência de pelo menos 8 (oito)

anos na coordenação de projetos de PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais

Para o nível B:

Profissional com qualificação e

experiência de pelo menos 6 (seis)

anos na coordenação de projetos de PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais.

Atividades:

1. Trabalhar em equipe, apoiando a gerência das atividades, prazos, e da equipe de envolvidos;

2. Pesquisa Aplicada em desenvolvimento, Aplicação e Implementação de métodos colaborativos para a elaboração de soluções orientadas aos cidadãos (citizen-driven), aplicadas à sociedade;

3. Definir e executar uma estratégia de multiplicação da abordagem metodológica, junto às equipes do órgão e do Projeto de Pesquisa;

4. Coletar, analisar e publicar informações e dados qualitativos e quantitativos sobre as atividades de Governo Digital;

5. Elaborar relatórios parciais e relatório final, cumprindo todas as etapas previstas no plano de trabalho elaborado;

6. Produzir documentos de produção científica, oriundos da pesquisa, tais como artigos e relatórios técnicos, além da submissão e possível apresentação.

002

PESQUISADOR PDI (Níveis A, B, ou C)

Pesquisador com qualificação e experiência em projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Vagas: até 10 pesquisadores, conforme demandas do Projeto ao longo do período.

Período: até 17 meses

Perfil:

1. Bacharel em Engenharia de Software, Ciência da Computação e áreas afins;


1. Formados em Desenho Industrial, Design e áreas afins;

2. Ter perfil e interesse em fazer pesquisa aplicada em TI;

3. Necessária experiência nos itens:

3.1 Gestão de Projetos de Software utilizando metodologias ágeis;

3.2 Gestão de Pessoas/Equipes;

3.3 Gestão de Serviços de TI;

3.4 Projetos de TI vinculados a organizações públicas (definição e implantação de processos de software, desenvolvimento de software, modelagem de processos);

3.5 Escrita de artigos acadêmicos e relatórios técnicos.

4. Desejável possuir publicações em periódicos, conferências e eventos nacionais e/ou internacionais na área de Ciência da Computação e afins.

5. Ter interesse em projeto(s) em cooperação com órgãos públicos da esfera federal;

6. Ter disponibilidade e mobilidade para apoiar os órgãos federais no processo de transformação digital.

Modalidades das bolsas, conforme CDT/UnB

Para o nível A:

Experiência de pelo menos 6 (seis) anos em projetos PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais.

Para o nível B:

Experiência de pelo menos 4 (quatro) anos em projetos PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais.

Para o nível C:

Experiência de pelo menos 2 (dois) anos em projetos PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais.

Atividades:

1. Desenvolver atividades do projeto de pesquisa nas diversas áreas contempladas pelo projeto;

2. Trabalhar em equipe, apoiando a gerência das atividades, prazos, e envolvidos;

3. Pesquisar, realizar a engenharia de requisitos, projetar e desenvolver/customizar ferramentas de software, prototipar, em equipes,  conforme as atividades previstas no Projeto de Pesquisa Governo Digital;

4. Pesquisar, definir, desenvolver e implantar processos de testes de usabilidade da interface digital e garantia da qualidade, em equipes, conforme as atividades previstas no Projeto de Pesquisa Governo Digital;

5. Pesquisar, elaborar, desenvolver e aplicar frameworks, em equipes, conforme as atividades previstas no Projeto de Pesquisa Governo Digital;

6. Coletar, analisar e publicar informações e dados qualitativos e quantitativos sobre as atividades de Governo Digital;

7. Elaborar relatórios parciais e relatório final, cumprindo todas as etapas previstas no plano de trabalho elaborado, em consonância com a linha de pesquisa selecionada;

8. Produzir documentos de produção científica, oriundos da pesquisa, tais como artigos e relatórios técnicos, além da submissão e possível apresentação.

003

PESQUISADOR PDI (Níveis A, B, ou C)

Pesquisador com qualificação e experiência em projetos de PD&I (Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação).

Vagas: até 3 pesquisadores, conforme demandas do Projeto ao longo do período.

Período: até 17 meses

Perfil:

1. Bacharel em ciências políticas, sociologia, educação, pedagogia;

2. Ter perfil e interesse em fazer pesquisa e desenvolvimento em TI;

3. Necessária experiência nos itens:

3.1 Processos formativos de políticas públicas, preferencialmente com utilização de Educação a distância;

3.2 Gestão de Pessoas/Equipes;

3.3 Projetos de TI vinculados a organizações públicas (definição e implantação de processos de software, desenvolvimento de software, modelagem de processos);

3.5 Escrita de artigos acadêmicos e relatórios técnicos.

4. Desejável possuir publicações em periódicos, conferências e eventos nacionais e/ou internacionais na área de Ciência da Computação e afins.

5. Ter interesse em projeto(s) em cooperação com órgãos públicos da esfera federal;

6. Ter disponibilidade e mobilidade para apoiar os órgãos federais no processo de transformação digital.

Modalidades das bolsas, conforme CDT/UnB

Para o nível A:

Experiência de pelo menos 6 (seis) anos em projetos PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais.

Para o nível B:

Experiência de pelo menos 4 (quatro) anos em projetos PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais.

Para o nível C:

Experiência de pelo menos 2 (dois) anos em projetos PD&I e/ou na implantação de processos gerenciais.

Atividades:

1. Desenvolver atividades do projeto de pesquisa nas diversas áreas contempladas pelo projeto;

2. Trabalhar em equipe, apoiando a gerência das atividades, prazos, e envolvidos;

3. Pesquisar sobre tratamento de conteúdos para fins de formação em políticas públicas, conforme as atividades previstas no Projeto de Pesquisa;

4. Pesquisar e aplicar design instrucional nas tecnologias pesquisadas pelo projeto, conforme as atividades previstas no Projeto de Pesquisa;

5. Coletar, analisar e publicar informações e dados qualitativos e quantitativos sobre as atividades de Governo Digital;

6. Elaborar relatórios parciais e relatório final, cumprindo todas as etapas previstas no plano de trabalho elaborado, em consonância com a linha de pesquisa selecionada;

7. Produzir documentos de produção científica, oriundos da pesquisa, tais como artigos e relatórios técnicos, além da submissão e possível apresentação.

0043

Bolsa de Bolsa de Apoio

Técnico à Pesquisa

Vagas: até 20 estudantes, conforme demandas do Projeto ao longo do período.

Período: até 17 meses

Perfil:

1. Estudante de graduação em Design/Experiência de Usuário em sistemas web e estudantes de Engenharia de Software, ciência da computação e afins;

2. Ter perfil e interesse em pesquisa e desenvolvimento de Projeto de Tecnologia da Informação (TI) envolvendo órgãos federais brasileiros;

3. Necessária experiência nos itens:

3.1 Apoio à definição e implantação de metodologias colaborativas, aspectos de interface e usabilidade de sistemas de TI);

3.2 Apoio na definição e aplicação de métodos colaborativos.

4. Desejável possuir publicações em periódicos, conferências, e/ou relatórios técnicos;

5. Ter disponibilidade e mobilidade para apoiar os órgãos federais no processo de transformação digital.

Modalidades das bolsas, conforme CDT/UnB:

Profissionais, na condição de Aluno de Curso de Graduação, que possuam experiência e conhecimentos técnicos necessários para a execução das atividades

de pesquisa e de extensão de projetos, cuja complexidade exija tal perfil profissional.

Atividades:

1. Apoiar o desenvolvimento, aplicação e implementação de métodos colaborativos para a elaboração de soluções orientadas aos cidadãos (citizen-driven), aplicadas à sociedade;

2.  Conhecimento em automatização de infraestrutura, software livre, práticas Devops e colaborativas.

3. Apoiar a definição e execução de uma estratégia de multiplicação da abordagem metodológica, junto às equipes do órgão e do Projeto de Pesquisa;

4. Apoiar a coleta, análise e publicação de informações e dados qualitativos e quantitativos sobre as atividades de Governo Digital;

5. Apoiar a elaboração de relatórios parciais e relatório final, cumprindo todas as etapas previstas no plano de trabalho elaborado;

6. Apoiar a produção de documentos de produção científica, oriundos da pesquisa, tais como artigos e relatórios técnicos, além da submissão e possível apresentação.

  1. INSCRIÇÃO NO PROCESSO SELETIVO

O candidato interessado deverá enviar o currículo lattes entre os dias 28/04/2018 a 30/04/2018, para o endereço eletrônico: rocha.carla@gmail.com, colocando no assunto do e-mail: Chamada Pública nº 01/2018. No corpo do e-mail deverá informar o código da vaga para o qual está concorrendo, o nome do projeto referente à chamada pública e o número de telefone para contato. Não serão aceitos currículos enviados após às 23h59min do dia 02/05/2018.

  1. PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será conduzido pelo Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa & Inovação em Software, LAPPIS, localizado na Faculdade UnB Gama (FGA), mediante a análise curricular, sendo esta de caráter classificatório e eliminatório. No caso de necessidade de maiores esclarecimentos, possíveis entrevistas com os candidatos. A Coordenação entrará em contato com os candidatos selecionados. Somente aos candidatos selecionados conforme critérios acima, comporão a base de cadastro de reserva, e será exigida a comprovação da habilitação do pesquisador e da capacidade técnica ou científica compatível com o perfil e as atribuições de cada vaga/cargo.

  1. DISPOSIÇÕES GERAIS

Os candidatos selecionados na presente Chamada Pública terão o currículo armazenado em uma base de dados do Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa & Inovação em Software, LAPPIS, localizado na Faculdade UnB Gama (FGA) e poderão ser chamados conforme as vagas e as demandas de perfil do Projeto, em um prazo de até 17 meses ou enquanto o Projeto estiver vigente e com demandas. Esclarecimentos e informações adicionais acerca do conteúdo desta Chamada poderão ser obtidos pelo e-mail acima mencionado.

A Coordenação Técnica do Projeto poderá, a qualquer tempo, desligar o pesquisador do Projeto em razão de:

  1. O pesquisador não ter condições de cumprir a carga horária estabelecida;
  2. O pesquisador não estar disponível para as visitas aos órgãos envolvidos no projeto;
  3. Por não concordância com a qualidade do trabalho desenvolvido pelo pesquisador;
  4. Por atraso na apresentação dos documentos e/ou Relatório Técnicos previstos;
  5. Por considerar inadequada sua conduta profissional;
  6. Pelo pesquisador já ser beneficiário (a) de outro tipo de bolsa na presente data e/ou pelo período previsto de vigência desta bolsa;
  7. Pelo pesquisador possuir grau de parentesco com servidores dos órgãos acima citados, os quais participam na Gestão do Projeto;
  8. Pela suspensão das atividades e/ou dos recursos orçamentários e/ou financeiros do Projeto.
  9. O pesquisador não ser adequado ao perfil desejado para execução das atividades previstas no Projeto.

Reserva-se à Coordenação Técnica do Projeto e ao CDT/FUB o direito de resolver os casos omissos e as situações não previstas na presente Chamada Pública.

Atenciosamente,

Coordenação Técnica do Projeto