Resumo: O capotamento de veículos pode ser definido como a rolagem do veículo em um ângulo superior a
90º em relação ao seu eixo longitudinal, então o impacto com o solo ocorre. Além disso, apesar de todos os
investimentos em segurança viária, segurança ativa e passiva, colocados à disposição dos condutores, não
se pode evitar a ocorrência de acidentes, mas pode-se reduzir as mortes e ferimentos graves dos seus
ocupantes.
Capotamentos são acidentes complexos, considerando seus aspectos cinemáticos e dinâmicos. Além disso,
as causas são muitas e difíceis de prever, de fato, não existe uma característica básica. Tipo de veículo,
localização do centro de gravidade, ângulos de rolagem (roll), de arfagem (pitch) e de guinada (yaw), são
algumas das variáveis que tem uma grande influência no evento de capotamento.
O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o evento de
capotamento, que tratam dos principais fatores envolvidos no mesmo. Ela representa a primeira fase de
uma pesquisa que tem como objetivo propor uma configuração dinâmica de capotamento. Os autores
destacam que dentre as configurações propostas, ninguem é capaz de reproduzir com precisão o evento.
Palavras-chave: capotamento, dinâmica, cinemática, veículos, acidentes.
Eneida González Valdés, eneidagv@unb.br
Rita de Cassia Silva, rita.silva@unb.br
Alessandro Borges de Sousa Oliveira, abso@unb.br
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CON-2016-0271_fortaleza.pdf Publicado em: 4 de Setembro de 2017
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