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Um estudo da dinâmica do capotamento veicular

6 de Outubro de 2016, 17:54 , por Eneida Gonzalez Valdes - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Resumo: O capotamento de veículos pode ser definido como a rolagem do veículo em um ângulo superior a 90º em relação ao seu eixo longitudinal, então o impacto com o solo ocorre. Além disso, apesar de todos os investimentos em segurança viária, segurança ativa e passiva, colocados à disposição dos condutores, não se pode evitar a ocorrência de acidentes, mas pode-se reduzir as mortes e ferimentos graves dos seus ocupantes. Capotamentos são acidentes complexos, considerando seus aspectos cinemáticos e dinâmicos. Além disso, as causas são muitas e difíceis de prever, de fato, não existe uma característica básica. Tipo de veículo, localização do centro de gravidade, ângulos de rolagem (roll), de arfagem (pitch) e de guinada (yaw), são algumas das variáveis que tem uma grande influência no evento de capotamento. O presente trabalho tem como principal objetivo realizar uma revisão da literatura sobre o evento de capotamento, que tratam dos principais fatores envolvidos no mesmo. Ela representa a primeira fase de uma pesquisa que tem como objetivo propor uma configuração dinâmica de capotamento. Os autores destacam que dentre as configurações propostas, ninguem é capaz de reproduzir com precisão o evento. Palavras-chave: capotamento, dinâmica, cinemática, veículos, acidentes. Eneida González Valdés, eneidagv@unb.br Rita de Cassia Silva, rita.silva@unb.br Alessandro Borges de Sousa Oliveira, abso@unb.br