Ir para o conteúdo
ou

Contato

Telefone

  • +55 (61) 3107-8901

Contatos

Profa Carla Rocha - http://fga.unb.br/carla.rocha/

Prof. Mateus Miranda - http://fga.unb.br/mateus.miranda/

Endereço

Universidade de Brasília - Faculdade Gama,
Área Especial de Indústria Projeção A Brasília
CEP: 72.444-240
Bairro: Gama - Setor Leste

 

 

LART

Tela cheia

Piso cinemático

27 de Outubro de 2013, 23:15 , por Carla Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 835 vezes
Licenciado sob CC (by)

Engenharias, Design de Interface e construção de piso cinemático para a Caverna de Realidade Virtual.

Ampliação das atividades perceptivas por estímulos sensoriais em ambiente sensorisado Juntamente com a montagem da CAVE está prevista a instalação de um piso deslizante com o objetivo de potencializar as experiências de sensações humanas a partir de variação de velocidade e simulação de vibrações e trepidações. O aparato será confeccionado para permitir uma grande variação de velocidade, desde o andar humano até velocidade um pouco maiores. Em seu piso, poderão ser colocados elementos que permitam a obstrução da trajetória, simulando pisos acidentados. A estrutura do piso deslizante terá dimensões que se ajustarão à estrutura interna da CAVE que tem a dimensão quadrática de 2500 mm. A dimensão da esteira do piso está prevista para ter pelo menos 1600 mm e o restante da dimensão lateral total será usada para o piso estático para fixações. Esse valor foi proposto para acondicionar três pessoas em segurança se movimentando em pé, uma do lado da outra e simular, usando um dispositivo simulador veicular, o interior de um veículo com dois assentos lado a lado. Por isso, também será construído tal aparato que simule um veículo transitando em cima do piso deslizante. Este dispositivo não terá movimentos translacionais horizontais, apenas verticais por conta da simulação de suspensão. Ele terá rodas que rolarão no piso deslizante e a estas rodas será montado um sistema de suspensão e chassis com assentos para duas pessoas. Todo o sistema estará fixo nas laterais rígidas do piso deslizante.

Entre as experiências pode-se oferecer a CAVE para a sensação de deslocamento no interior de um automóvel, tendo em volta de todo o aparato (piso deslizante e simulador de veículo) permitindo à pessoa experimentar uma inserção completa no ambiente virtual, pois terá sensações de vibração e movimentos verticais comuns a um veículo e estar inserida em um ambiente de realidade virtual onde a qualidade das imagens, velocidades, explosões, colisões, estarão respondidas pelo sistema em termos de sensações físicas e de dados sintéticos por atuadores (rastreadores ou trackings e ainda tipo Wii), bem como respiração, calor, batimentos cardíacos, ou outro sinal.

Dentro do ambiente da CAVE serão inseridos sistemas acústicos para ampliar sensorialmente a experiência com a paisagem sintética e com os sons do ambiente físico.

 

Voltar para CAVE