Ir para o conteúdo
ou

Contato

Telefone

  • +55 (61) 3107-8901

Contatos

Profa Carla Rocha - http://fga.unb.br/carla.rocha/

Prof. Mateus Miranda - http://fga.unb.br/mateus.miranda/

Endereço

Universidade de Brasília - Faculdade Gama,
Área Especial de Indústria Projeção A Brasília
CEP: 72.444-240
Bairro: Gama - Setor Leste

 

 

LART

 Voltar a Sobre o LART
Tela cheia Sugerir um artigo

Laboratório Arte e TecnoCiência

14 de Novembro de 2013, 12:02 , por Carla Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1036 vezes
Licenciado sob CC (by)
LART, fundado em abril de 2010, pela chegada na FGA, da Pesquisa Senior Capes, Professora Dra. Diana Domingues, é um lugar de práticas colaborativas de artistas e cientistas, guiados por uma visão humanista dos avanços tecnológicos. Essa ação se otimiza pela estreita colaboração com o LEI - Laboratório de Engenharia & Inovação da UnB Gama, e todos os laboratórios da FGA, com inclusive compartilhamento de dependências, na zona industrial do Gama, DF.
  
A equipe de pesquisadores das cinco engenharias do FGA - GAMA se abre para pesquisas em Arte e TecnoCiência, na convergência com pesquisas da Engenharia de Software, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia Automotiva e Engenharia Aeroespacial, e mais especialmente, com pesquisas avançadas das colaborações com Professores do Programa de Engenharia Biomédica.
 
São pesquisadores que não suportam mais permanecer em um ambiente rígido e buscam maior integração entre as áreas, trabalhando num trânsito entre objetos de estudo comuns, procurando novos problemas e abordagens para o processo de geração de conhecimento, e com o compromisso da pesquisa com o desenvolvimento tecnológico da sociedade, e suas implicações sociais, éticas estéticas, antropológicas. 
 
A soma LART e o LEI – UnB num Laboratório Vivo, conforme aponta Latour (2000) em seus estudos da antropologia da ciência, propocia um local teórico-laboratorial para discussões e práticas colaborativas de pesquisas, que geram inovações e conteúdos no campo da interação humano-computador com soluções criativas resultantes de avanços e desafios das tecnologias.
  
O resultado dessa pesquisa é que a associação formal entre arte e tecnociência como disciplinas associadas que passam a trabalhar juntas, abre a possibilidade também de inserção e transferência de tecnologias para o mrcado industrializado e ainda para outros eixos do mercado de desenvolvimento tecnológico, ao que se pensa internamente na UnB com projetos específicos no futuro.

Tags deste artigo: sobre lart