Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Projetos de Pesquisa

6 de Agosto de 2013, 14:59 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 493 vezes
Licenciado sob CC (by)

Análise de projeto e vínculo causal na ocorrência de supostos defeitos em veículos e desenvolvimento do projeto do Centro de Teste em Segurança Veicular.

Situação: Em andamento

Descrição:

O objetivo principal deste projeto de pesquisa é a análise de projeto e vínculo causal na ocorrência de supostos defeitos em veículos colocados no mercado de consumo (recall) e análise do padrão de segurança dos veículos contra os riscos à saúde e segurança dos consumidores.
Inclui-se também como objetivo deste a criação de um centro de pesquisas independente na Universidade de Brasília que permita o desenvolvimento de testes e ensaios os mais diversos, capazes de subsidiar decisões do Dentaran e outros órgãos governamentais no campo de especificações e da homologação de veículos e componentes automotivos. Assim sendo, este projeto abrangerá também o desenvolvimento de projeto de implantação do Centro de Teste em Segurança Automotiva.

 

Controle Ativo de Ruído

Situação: Em andamento

Descrição:

Este projeto de pesquisa tem como objetivo estudar, implementar e analisar os diversos tipos de algoritmos desenvolvidos para o controle ativo de ruído (CAR) bem como as configurações feedforward e feedback. Objetiva-se também a implementação experimental um sistema CAR em um duto acústico em laboratório.

 

Metodologia de Projeto e Otimização do Desempenho Acústico de Silenciadores/Filtros

Situação: Em andamento

Descrição:

Este trabalho propõe o estudo de metodologias de projeto para silenciadores acústicos utilizando-se de modelos analíticos e numéricos. A principal contribuição deste trabalho está no fato de se utilizar técnicas heurísticas de otimização com o propósito de se obter silenciadores com desempenho acústico ótimo.

 

Desenvolvimento de materiais acústicos naturais com potencial sustentável

Situação: Em andamento

Descrição:

Este projeto busca o desenvolvimento de novos materiais acústicos aliando eficiência, durabilidade e sustentabilidade. Procura-se uma solução tanto eficaz quanto econômica, com um baixo custo de produção no mercado brasileiro. Ressalta-se ainda que tem-se como foco deste projeto materiais da flora brasileira, em especial do Cerrado, tendo em vista aplicação do mesmo na arquitetura e engenharia. 

 

Modelagem Numérica de Sistemas Multicorpos (Multibody systems) Veiculares

Situação: Em andamento

Descrição:

Este projeto visa a modelagem numérica de sistemas veiculares utilizando a técnica/metodologia de dinâmica multicorpos, especificamente com a utilização do software comercial MSC ADAMS, incluindo seus módulos: View e Car. Simulações e análises são realizadas com o intuito de estudar e compreender a dinâmica destes mecanismo, bem como a dinâmica veicular do carro completo. A vertente de Segurança veicular e conforto é constante neste projeto.

 

Estudo da exposição humana a vibrações ocupacionais em meios de transporte (CNPq Universal)

Situação: Concluído

Descrição:

Este projeto tem como objetivo realizar um estudo das vibrações ocupacionais em motoristas de meios de transportes considerando especificamente ônibus urbanos e rodoviários. Este estudo terá enfoque no Distrito Federal (ônibus urbanos) e a nível nacional (ônibus rodoviários com rotas em todo o território nacional em parceria com empresa privada do setor). Uma análise antopométrica destes trabalhadores, bem como a correlação dos níveis de vibrações ocupacionais medidos em campo com parâmetros de ajuste do banco do motorista, características mecânicas do veículo e a rota definida é requerida para se obter um estudo amplo e completo que possa contribuir de forma significativa na área, podendo futuramente contribuir para a elaboração de normativas brasileiras.

 

Estudo, avaliação e projeto estrutural de um sistema de proteção contra impactos e capotagem (ROPS) para os veículos 4 x 4 da VALE

Situação: Concluído

Descrição:

Estudo, projeto e avaliação experimental de um dispositivo de proteção passiva de passageiros em caso de capotamento denominado ROPS (Rollover Protective Structure). Este dispositivo será aplicado em veículos 4x4 do Grupo VALE.

 

Desenvolvimento de uma bancada experimental para determinação da impedância normal de superfície e do coeficiente de absorção sonora de amostras de materiais acústicos

Situação: Concluído

Descrição:

Este projeto de pesquisa tem como objetivo a construção de uma bancada experimental (priorizando o baixo custo) a qual será utilizada para caracterização de materiais acústicos (fibrosos, porosos, incluindo materiais sustentáveis tais como fibras vegetais) e consequentemente na determinação de suas propriedades acústicas tais como, coeficiente de absorção sonora e impedância normal de superfície. De posse desta bancada (construída e validada) novos materiais acústicos alternativos poderão ser testados e propostos, tais como, fibra de coco, bucha vegetal, bagaço de cana de acúcar, entre outros, possibilitando assim a utilização consciente de materiais que existem em abundância no nosso ecossistema e que possuem potencial de isolamento e abservoedor acústico. Além disto tem-se como objetivo caracterizar materiais de interesse para aplicação em pesquisas na área supracitada que necessitam de conhecimento prévio destes parâmetros para simulações ou modelagem analítica.

 

Testes Dinâmicos para Certificação de Anel Autobalanceador a ser Aplicado em Veículos de Transporte Interestaduais e Veículos de Carga

Situação: Concluído

Descrição:

O presente trabalho visa ao desenvolvimento de testes dinâmicos para certificação de um anel autobalanceador a ser aplicado em veículos de transporte urbano, bem como veículos de carga.


Categorias

Engenharia Automotiva