Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Informações

12 de Outubro de 2015, 0:07 , por Eduardo Vital Alencar Cunha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 3691 vezes
  • Inscrições: até 23 de outubro de 2015. A inscrição pode ser realizada pelo Portal FGA.
  • Seletiva: 27 de outubro de 2015 - 08:30 às 15:00 hrs - Campus Gama - Sala S10
  • Maratona: 29 de outubro de 2015 - 10:00 às 15:00 hrs - Campus Darcy Ribeiro - LINF

Regras

Estas regras foram baseadas nas regras da competição oficial e aprovadas pelo Comitê Diretor da Maratona de Programação UnB/CIC.

Formação dos times

Os times representam instituições de ensino superior do Distrito Federal, aqui chamadas de escolas. Os times são formados por um técnico e três alunos da instituição. Todos os alunos devem ser da mesma escola, mas uma mesma instituição pode ter vários times participantes. Todos os times de uma institutição devem disputar a seletiva da instituição onde foi feita a inscrição. As equipes que obtiverem as melhores colocações na seletiva serão classificados para a Maratona.

O concurso se destina a alunos de instituições superiores tipicamente da área de computação (Ciência da Computação, Engenharia de Computação, Sistemas de Informação, etc.) e áreas afins (Matemática, Física e Engenharia). Não há impedimentos à participação de alunos de outros cursos. O técnico será o representante do time junto à organização do concurso e deverá ser um docente desta escola. O mesmo técnico poderá representar vários times da escola. Uma mesma escola pode ter vários técnicos. Todos os times da escola devem competir na mesma sede.

Cada time é composto por três alunos, um aluno não pode participar de mais de um time. Todos devem ser alunos regulares de cursos de graduação da escola, devidamente matriculados. Substituições de integrantes não serão aceitas. Um dos integrantes será responsável pela comunicação com o Comitê Diretor da Maratona de Programação UnB/CIC.

Formato do concurso

Em cada uma das fases da Maratona de Programação os times receberão uma prova com diversos problemas que devem ser resolvidos durante a competição. Os problemas deverão ser resolvidos em alguma das linguagens de programação disponíveis, atualmente apenas C/C++ e Java. Para a implementação os times terão à sua disposição um computador (gcc/g++ 4.6.3 e java 1.6.0_27 - OpenJDK) e todo o material escrito que desejarem. Entretanto, não poderão fazer uso de material armazenado em meio digital ou ter acesso à Internet durante a competição.

Quando um time julgar que tem um programa que resolve um problema, ele pode submetê-lo à correção dos juízes, que compilam e executam este programa para uma bateria de testes desconhecida dos times. Um problema é considerado resolvido se, para todos os testes da bateria, ele devolve o resultado esperado pelos juízes. Para cada submissão o time recebe uma resposta, que pode ser satisfatória (e o problema está resolvido pelo time) ou indica algum erro ocorrido, como: resposta errada, tempo de execução excedido, erro de execução, erro de compilação, etc.

O time vencedor é aquele que resolve a maior quantidade de problemas durante a competição. Empates no número de problemas resolvidos são classificados pelo tempo corrigido. Ganha aquele que tem o menor tempo corrigido. O tempo corrigido do time é dado pela soma dos tempos corrigidos somente dos problemas corretamente resolvidos pelo time. O tempo corrigido de um problema é dado pelo número de minutos decorridos desde o início da competição até o momento da primeira submissão correta somado com uma penalidade de 20 minutos por submissão incorreta feita anteriormente neste problema. Em caso de empate, será considerado vencedor o time cuja última submissão correta tenha sido feita mais cedo. Persistindo o empate, passará à penúltima submissão correta e assim por diante. Se persistir o empate a organização fará um sorteio entre os times envolvidos.

A organização da competição é responsável pela decisão de qualquer caso não previsto. Os times inscritos permitem o uso e divulgação de suas imagens e dos programas submetidos pela organização da competição.

Recursos

Apenas o técnico do time poderá recorrer à organização do evento caso julgue que seu time tenha sido prejudicado durante a competição. Qualquer recurso deve ser inicialmente enviado ao diretor da Maratona de Programação dentro de dois dias úteis a contar do dia da realização do concurso. O Comitê Diretor da Maratona de Programação decidirá sobre o caso.

Um recurso deve estar baseado em uma ou mais das circunstâncias a seguir: violação de uma regra, má conduta de um time ou má conduta da administração do concurso com intenção de prejudicar. As decisões dos juízes são finais. Não cabe recurso quanto a julgamento de problemas.

Inscrição

O primeiro aluno de cada time (aluno 1) será o representante do time nas comunicações com o Comitê Diretor da Maratona de Programação UnB/CIC, que serão realizadas por correio eletrônico.

A Maratona prevê a participação de até 20 times. Haverá uma seletiva para que esse número seja respeitado.

Realizada a seletiva, apenas os 20 times de melhor desempenho serão qualificados para participar da Maratona. É garantida a presença de pelo menos um time de cada escola.

A inscrição pode ser realizada pelo Portal FGA

Maratona

A Maratona está prevista para o dia 29 de outubro de 2015, as 10:00 no Laboratório de Informática da UnB (LINF), com duração prevista até as 15:00. Não será permitido o uso de equipamentos eletrônicos durante o evento, cada time pode utilizar material impresso para consulta, desde que em quantidade razoável (fica a critério dos juízes decidir se a quantidade de material impresso em posse de uma equipe excede o limite razoável).

A presença do técnico durante a Maratona é encorajada, mas não obrigatória.

Observações

  1. Qualquer dúvida a respeito das regras deve ser encaminhada ao Comitê Diretor da Maratona de Programação, com o assunto [Maratona UnB/CIC 2015].
  2. Fotos e novidades (etc.) serão divulgados pelas vias oficiais: