Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Acústica e Vibrações Veiculares

6 de Agosto de 2013, 14:38 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1131 vezes

Esta diciplina visa compor o curriculum de um engenheiro automotivo introduzindo conhecimentos relacionados à vibração e acústica veicular. Por ser uma das maiores do mundo, a indústria automobilística tem exigido atualmente requisitos fundamentais e rigorosas especificações já na fase inicial de projeto dos veículos, os quais são amparados por legislação nacional e internacional.

A grande demanda pelo conforto vibroacústico exige soluções de engenharia e desenvolvimento de materiais e processos para problemas de ruído e vibrações. É de fundamental importância que um engenheiro automotivo considere em seus projetos fatores tais como comforto acústico e níveis de vibração, este último visando a integridade estrutural do produto. Tais requisitos fazem parte de uma exigência tanto de mercado de consumo quanto de segurança.

Pretende-se ao final deste curso que o aluno seja capaz de identificar as principais fontes de ruído e vibrações veiculares bem como propor medidas de controle (passivo, ativo ou híbrido) para mitigação destes fenômenos.