Os 5 Desprezíveis : desenvolvimento de um jogo eletrônico utilizando os princípios de Engenharia de Software

20 de Outubro de 2014, 12:55 , por Gian Lucas de Oliveira Paiva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Eusyar Alves de Carvalho
Orientador: Edson Alves da Costa Júnior
Data de apresentação: 09 de dezembro de 2013
Data de publicação: 31 de janeiro de 2014
Referência: CARVALHO, Eusyar Alves de. Os 5 Desprezíveis: desenvolvimento de um jogo eletrônico utilizando os princípios de Engenharia de Software. 2013. 61 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Aplicação de metodologia de análise de retorno sobre investimento no contexto do Centro de Qualidade e Testes de Software Esse trabalho passa por todo o ciclo de vida de um jogo, desde a pré-produção até a pós-produção, abordando características específicas, tais como o desenvolvimento de conteúdo artístico e o desenvolvimento do game design. A experiência a ser relatada leva em consideração a aplicação de Engenharia de Software nesse processo, através do levantamento de metodologias traduzidas para contexto de jogos e de ferramentas específicas. São apresentados os dois documentos de game design desenvolvidos para o jogo e o processo de escolhas que levaram a conclusão e a construção de um jogo viável. Junto com esses documentos, as ferramentas utilizadas para a codificação e prototipação também são mostradas, com as suas vantagens e desvantagens verificadas ao longo do desenvolvimento. Por fim, os principais erros do desenvolvimento e os seus resultados no jogo concluído são apresentados como uma forma de aprendizado e novas áreas de pesquisa são sugeridas para trabalhos futuros. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
This paper go through the entire life cycle of a game, from pre-production to post-production, addressing specific features, such as the development of artistic content and the development of game design. The experiment to be reported takes into account the application of Software Engineering in the process by surveying methodologies translated into the context of games and specific tools. Both game design documents developed for the game and the choices that led to the completion process and the construction of a viable game are presented. Along with these documents, the tools used for coding and prototyping are also shown, with their advantages and disadvantages verified throughout the development. Finally, the main errors of development and its results are presented in the game finished as a form of learning and new research areas are suggested for future work.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2013.
Link para o arquivo: 2013_EusyarAlvesDeCarvalho.pdf

Tags deste artigo: software jogo produção