Um framework de MMORPG : desenvolvimento orientado pela arquitetura

20 de Outubro de 2014, 12:59 , por Gian Lucas de Oliveira Paiva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Tales Martins de Souza
Orientador: Fabricio Ataides Braz
Data de apresentação: 10 de dezembro de 2013
Data de publicação: 21 de janeiro de 2014
Referência: SOUZA, Tales Martins de. Um framework de MMORPG: desenvolvimento orientado pela arquitetura. 2013. 59 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Os MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role Playing Games) são jogos de computadores que suportam centenas ou milhares de jogadores simultaneamente que controlam um ou mais personagens, interagindo com o ambiente do jogo, completando missões, manipulando objetos do mundo virtual, conversando com outros personagens e combatendo monstros. Este gênero possui a sua jogabilidade como fator crítico para o sucesso, que é significativamente influenciada pela performance dos servidores. Os MMORPGs têm aumentado a sua expressão no mercado de jogos nos últimos anos, entretanto observa-se uma lacuna ferramental que favoreça o reúso no momento da implementação de jogos dessa natureza. Por meio do estudo dos problemas enfrentados no desenvolvimento de novos jogos MMORPGs e do levantamento de requisitos para este tipo de sistema, este trabalho de conclusão de curso apresenta uma proposta de um framework que implementa características essenciais de uma arquitetura de software voltada para MMORPG, com o intuito atenuar essa lacuna. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
The MMORPGs (Massively Multiplayer Online Role Playing Games) are computer games that supports hundreds or thousands of concurrent players con- trolling one or more characters, interacting with the game environment, completing missions, manipulating objects in the virtual world, talking with other players and fighting monsters. This genre has the gameplay as a critical factor for the success, which is significantly influenced by the performance of the servers. MMORPGs have increased its expression in the gaming market in recent years, however, there is a gap tooling that promotes reuse at the time of implementation of such games. Through the study of the problems faced in developing new games of MMORPGs and gathering requirements for this type of system, this work presents a proposal for a framework that implements the essential features of a software architecture oriented to MMORPG in order to mitigate this gap.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2013.
Link para o arquivo: 2013_TalesMartinsdeSouza.pdf

Tags deste artigo: framework mmorpg reúso