Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade

6 de Maio de 2015, 21:57 , por fgawebmaster - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Autor(es):

Luis Gustavo Souza Silva

Orientador(es):

Carla Silva Rocha Aguiar

Data de apresentação:

1-Dez-2014

Data de publicação:

27-Fev-2015

Referência:

SILVA, Luis Gustavo Souza. Aplicando a neuroevolução para obter NPCs de alta qualidade. 2014. 95 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.

Resumo:

Este documento descreve a proposta para a implementação de um modelo de inteligência artificial baseado na neuroevolução a fim de obter personagens controlados pelo computador que fossem de alta qualidade. Para isso, foram estudados os conceitos da inteligência artificial, a fim de entender as técnicas clássicas que são usadas em jogos, e da inteligência computacional, para focar nas técnicas que apresentem adaptabilidade. Além disso, foi feita uma análise de como algumas técnicas e algoritmos de inteligência artificial são usadas em jogos eletrônicos e como elas afetam o gameplay. Essa análise servirá de referencial para a produção de um protótipo e condução de uma survey. Adicionalmente, o documento traz detalhes sobre o algoritmo Neuro-Evolving Augmenting Topologies (NEAT) usado para implementar a neuroevolução. Por fim, o trabalho apresenta os resultados obtidos no desenvolvimento do protótipo desenvolvido assim como na condução da survey analisa os resultados obtidos. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT

This document describes the proposal for implementation of a artificial intelligence model based on multimodal neuroevolution in order to achieve high quality non-player characters. For this it was studied the concepts of artificial intelligence, to understand the classical techniques that are used in games, and computational intelligence techniques, to focus on showing adaptability. Also an analysis of how some of the artificial intelligence’s techniques and algorithms are used in eletronic games and how they affect the gameplay. This analysis will serve as a reference for the production of a prototype and conduct a survey. Additionally, the document provides details about the Neuro-Evolving augmenting Topologies (NEAT) algorithm used to implement the neuroevolution. Finally, the paper presents the results obtained in the development of the prototype as well as in the conduct of the survey and analyzes the results.

Informações adicionais:

Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.

Link para o arquivo:

2014_LuisGustavoSouzaSilva.pdf