Aluno da FGA é selecionado para participar do Google Summer of Code

2 de Junho de 2014, 13:36 , por Eduardo Vital Alencar Cunha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Pela primeira vez, a UnB tem um representante no Google Summer of Code, programa financiado pela empresa Google, que tem como objetivo incentivar estudantes de todo o mundo a desenvolver soluções em software livre. Lucas Kanashiro, estudante do 8º semestre de Engenharia de Software da Faculdade UnB Gama, foi selecionado para desenvolver melhorias para o programa Debian Continuous Integrations, uma ferramenta de monitoramento da qualidade de pacotes dos repositórios da distribuição Debian GNU/Linux.

Kanashiro foi selecionado pela empresa multinacional em maio e vai trabalhar por três meses no desenvolvimento do software. Ao final do projeto, o estudante receberá uma bolsa no valor de US$ 5,5 mil, além de uma série de experiências que poderão ajudá-lo a sair na frente em futuras seleções. “O conhecimento técnico que tenho adquirido é um grande avanço e ainda estou conseguindo vários contatos e muitas portas estão se abrindo nesse momento”, avalia.

O estudante está conectado ao Google Summer of Code virtualmente e desenvolve atividades diárias pela internet com a orientação do mentor Antônio Terceiro, um desenvolvedor da organização Debian, que vive em Salvador. Terceiro indica, por chat ou correio eletrônico, leituras que devem ser feitas por Lucas e tira dúvidas sobre os melhores métodos a serem utilizados pelo aprendiz.

“Quando o Lucas encontra um pacote falhando e identifica a solução, ele me encaminha. Eu reviso e avalio a decisão dele. Discutimos e quando chegamos ao consenso ele envia a solução para os desenvolvedores do pacote”, exemplifica o orientador.

Este ano, o programa do Google selecionou 1.296 participantes de diversos países, que devem colaborar na construção de programas de 190 organizações, incluindo a Debian. Kanashiro foi um dos poucos brasileiros selecionados a atuar nesta edição do projeto.

“O que destacou o Lucas diante os outros concorrentes foi o fato de ele já ter tido experiência. Se o estudante já contribui com aquela comunidade é bem natural que ele tenha mais chances”, afirma Antônio Terceiro.  O desenvolvedor ainda destaca que para participar do programa é necessário saber se comunicar em inglês.

Para o professor do curso de Engenharia de Software Paulo Meirelles, as experiências adquiridas por Lucas durante a atuação no projeto internacional podem contribuir para o crescimento da Faculdade UnB Gama. "Principalmente neste momento de construção da FGA, fazemos questão de que os estudantes que conseguem oportunidades ímpares, como a do Lucas, transmitam o conhecimento adquirido aos demais alunos”.

O professor - que também coordena o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa e Inovação de Software (LAPPIS), do qual Kanashiro faz parte - afirma que a faculdade cria oportunidades para que os estudantes repliquem o conhecimento assimilado. “A gente faz com que esses alunos deem palestras, participem de eventos, trabalhem daqui de dentro do laboratório, interagindo com o pessoal. A transmissão acontece no cotidiano”, garante Meirelles.

Essa notícia corrobora o empenho da FGA em se tornar um centro de excelência na formação de engenheiros capazes de se destacarem no mercado de trabalho.

Fonte: Agência UnB

Fonte: <a href="https://fga.unb.br/lappis/noticias/aluno-da-fga-e-selecionado-para-participar-do-google-summer-of-code">LAPPIS</a>