Alunos da FGA produzem um protótipo de display POV

5 de Agosto de 2013, 10:53 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

O Projeto Eletroview é um projeto que visa construir um display POV, para aqueles que não entendem, esse display utiliza-se de movimentos repetitivos para, por meio de uma fileira de leds mostrar frases ou palavras escolhidas pelo usuário, não necessitando de um painel projetivo e sim de apenas um feixe de leds. Os idealizadores tentaram escolher um objeto que tivesse movimentos repetitivos e que fosse interessante ao olhar da população, o que os levaram a escolher uma bicicleta.

O projeto iniciou-se graças a uma disciplina da própria faculdade, Eletromagnetismo, que cobra um projeto final de curso, que, em questões temporais, foi por volta do inicio do ano de 2012, assim, surgiu o interesse dos alunos para com o display POV e engloba estudantes das áreas de Engenharia Eletrônica e Engenharia de Energia.

Dessa forma a tal bicicleta utiliza-se do atraso da visão com a velocidade de rodagem das rodas da bicicleta para imprimir cada caractere quando o led apaga, ou seja, normalmente o feixe de led fica aceso continuamente que dá a ideia de ser  um painel e conforme as lâmpadas de apagam, vão se formando as frases e/ou palavras.

O primeiro protótipo que demorou um mês e meio para ser construído a partir da idealização recebe a informação do que tem que ser impresso por meio de códigos no padrão ANSI-C dentro do Kit Arduíno que é um tipo de microcontrolador e acaba por comandar, por assim dizer, o que aparecerá na bicicleta. Para tal, vem um programa junto do kit que o usuário pode usá-lo para codificar via USB em um computador.

Hoje, o que gera Energia Elétrica para o sistema é uma bateria comum tipo pilha e em um próximo passo, os autores querem implantar um sistema sustentável à bicicleta, acoplando um dínamo, dispositivo que converte energia mecânica em elétrica, para que dessa forma o projeto se torne Sustentável.

*publicado em 06/09/12, Equipe Portal UnB Gama