Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a UnB Gama
Tela cheia Sugerir um artigo

Instabilidades no Portal da FGA: problemas com infraestrutura da FGA

9 de Outubro de 2013, 22:44 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 623 vezes
Licenciado sob CC (by)
Hoje faz um mês que colocamos o novo portal da FGA no ar. Além da mudança de plataforma de software, colocamos o nosso portal na estrutura de máquinas virtuais montadas pelo CPD da FGA, o que resultou em termos um servidor  (hardware) poderoso disponível para o nosso portal.
Infelizmente, baseado nesta experiência ao lado do CPD, queremos explicitar que nosso CPD vem sofrendo com a falta de estrutura na FGA em si, tanto do ponto de vista das inúmeras quedas de energia, quanto com a falta da infraestrutura de internet disponível para a FGA. Por exemplo, durante 4 vezes, neste um mês, ficamos sem conexão com a RNP por alguns dias. Além disso, desde o último dia 30, a fibra ótica encontra-se com problemas. Dessa forma, apenas voltamos a ter acesso ao nosso servidor do portal da FGA no dia 02/10, uma vez que o CPD reestabeleceu a conexão usando a antiga conexão de internet.
Ao tentarmos voltar com o portal na semana passada, identificamos que devido aos "deligamentos" da máquina virtual, o nosso servidor estava com problemas. Na última segunda-feira, 06/10, reestabelecemos junto com o CPD o servidor e o portal da FGA. De qualquer forma, já está sendo visto um outro local para hospedarmos nosso portal até a FGA ter condições de hospedar alguns serviços importante em seu CPD, uma vez que dos 30 dias, 10 dias, ou seja 1/3 do tempo, ficamos com o servidor fora do ar (por falta de energia ou falta de internet).
Sentimos que nosso CPD faz o que é possível, mas a falta de estrutura da e para a FGA, bem como o fato de terem que ficar "apagando incêndio" o tempo todo, não proporcionam as condições para o CPD garantir que o nosso portal (e outro serviço qualquer) ficará no ar 24 horas por dia / 7 dias por semana.
Qualquer problema com o portal, por favor, enviar um e-mail para webmaster.fga@gmail.com. Estamos em processo de amadurecimento em nosso portal e colaborações de todos será importante.

atenciosamente,

Equipe do Portal da UnB Gama