Redes Sociais Como Forma de Aprendizado

5 de Agosto de 2013, 10:57 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

Socialização, por definição, é o encontro de semelhanças em hábitos característicos de um grupo social, todo um processo através do qual um indivíduo se torna membro funcional de uma comunidade, assimilando a cultura que lhe é própria.

Assim, pode-se mostrar o motivo pelo qual a maioria das pessoas utilizam as então ditas redes sociais, salvo as que não usam. Talvez seja por isso que foi criado ao longo do tempo um paradigma sobre a questão de que nas redes sociais só se aparece para passar o tempo, para poder conversar, argumentar, brincar, socializar.

Porém, algo que tem se tornado mais comum, nos últimos tempos, é o uso mais correto, por assim dizer, das redes sociais, ao qual se utiliza para estudos, pesquisas, dúvidas e etc. Se o usuário souber que naquele local online tem-se uma gama de possibilidades de divulgar o seu trabalho, de poder aprender, de poder fazer uma reunião de grupo, que é o caso do Facebook, Skype e Msn. Sem falar que algumas se tornam portais de noticias mais rápidos que as próprias mídias televisivas e os sites de notícias, que é o caso do Twitter.

Sim, por incrível que pareça, as redes sociais estão cada vez mais cheias de informes, cheias de conteúdos, a FGA mesmo tem páginas para dúvidas (moodle instantâneo), portal de noticias do CA e da DCE no Twitter. Para que assim, nós, alunos, possamos usufruir de informações que são necessárias para um bom cotidiano acadêmico.

Dessa forma, o que fica como sugestão para reflexão é, Você está usando de forma efetiva sua rede social?

*publicado em 06/09/12, Equipe Portal UnB Gama