Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Palestras
Tela cheia Sugerir um artigo

Engenheiro de software do consórcio Linaro discutirá testes de integração em hardware real, na UnB Gama

23 de Setembro de 2013, 22:02 , por Paulo Meirelles - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 709 vezes
Licenciado sob CC (by)

Nesta sexta-feira, 27 de setembro, a UnB Gama receberá a visita do Dr. Antonio Terceiro, Engenheiro de Software da Linaro (consórcio de fabricantes de chips ARM) e renomado desenvolvedor/colaborador de projetos de software livre (Debian, Foswiki, Noosfero entre outros). Dr. Antonio Terceiro discutirá em sua palestra os "testes de integração em hardware real", as 16h, na sala S-3, na UnB Gama.

Título: Do código ao metal - testes de integração em hardware real na Linaro.

Descrição: A Linaro é um consórcio que reúne os principais fabricantes de chips ARM para melhorar o suporte a esse arquitetura no Linux (o kernel) e projetos relacionados. Para validar seus resultados, a Linaro utiliza um processo integrado que conecta os repositórios de código fonte a um sistema de build e a uma plataforma de testes automatizados em hardware, produzindo um fluxo constante de feedback sobre o processo de desenvolvimento. Todos os componentes utilizados são software livre e podem ser utilizados por outras organizações. Discutiremos os principais elementos desta arquitetura e como projetos de software embarcado podem se beneficiar de um processo semelhante.

Sobre o palestrante: Antonio Terceiro é baiano de Salvador. Atualmente trabalha como Engenheiro de Software na Linaro. Sua equipe desenvolve e mantém LAVA, uma plataforma de suporte à execução de testes automatizados de componentes de baixo nível em hardware de verdade. Desenvolvedor de software livre há mais de 10 anos, já contribuiu de alguma forma com mais projetos do que ele consegue se lembrar. É sócio fundador da Colivre, onde foi um dos principais desenvolvedores do Noosfero, uma plataforma livre para redes sociais criada no Brasil que está conquistando o mundo aos poucos. Desenvolvedor oficial do projeto Debian, onde atualmente mantém os interpretadores Ruby e gem2deb, ferramenta utilizada na construção de outros mais de 500 pacotes de bibliotecas e aplicações escritas em Ruby. No tempo que sobra, ainda desenvolve e mantém a Analizo, um software livre para análise de código fonte que desenvolveu durante seu trabalho de doutorado em Ciência da Computação na Universidade Federal da Bahia na área de Engenharia de Software Experimental.

Dr. Antonio Terceiro é um dos palestrantes convidado do MiniPLoP, que será no sábado, 28 de setembro, na FGA, e ministrará a palestra "Ordem no Caos? Padrões em Projetos de Software Livre!". Aproveite e inscreva-se no MiniPLoP para ver outras palestras de alto nível, na UnB Gama.