Quando a Faculdade do Gama foi iniciada em 2008 a proposta era que os estudantes entrassem no curso de engenharias para fazer todas as disciplinas do ciclo básico juntos e depois de 2 anos ou 3 anos pudessem se formar como bacharel em Ciência e Tecnologia. Após a conclusão do bacharelado os estudantes tinham a opção para continuar e completar a sua habilitação específica nos cursos de engenharia de energia, eletrônica, automotiva, aeroespacial e software.
Na época, essa proposta foi implementada parcialmente na Universidade de Brasília com a entrada única no curso de engenharias.
A proposta do Bacharelado em Ciência e Tecnologia junto com os cursos de engenharia foi implementada em diversas outras universidades federais e essa modalidade hoje se encontra consolidada e funcionando com resultados excelentes.
No dia 13 de dezembro este tema será debatido no primeiro evento do “Fórum FGA 15 anos” que tem como objetivo geral criar um ambiente de debate e discussão para pensar o futuro do campus no campus Gama.