Engenharia Automotiva

Informações Gerais:

• Habilitação: Bacharelado em Engenharia Automotiva
  • Carga-horária total: 215 créditos (3.225 horas)
  • Duração: 5 anos
  • Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama (FGA) – Universidade de Brasília (UnB)
  • Turno: Diurno
  • Número de semestres: 10( mínimo) / 16 (máximo)
  • Coordenador: Edison Gustavo Cueva Galarraga
  • Contato: cueva@unb.br

O que é o Curso:

O curso de Engenharia Automotiva da Universidade de Brasília (UnB) proporciona aos estudantes uma sólida formação técnica e prática para atuar na indústria automotiva. Com enfoque nas áreas de projeto, desenvolvimento, produção, integração de sistemas e gestão, o curso aborda desde os fundamentos da engenharia até aspectos específicos relacionados aos veículos e seus componentes. Além disso, oferece uma visão abrangente da indústria automotiva e sua cadeia de valor.

O Curso na UnB:

O curso de Engenharia Automotiva é parte integrante da Faculdade UnB Gama (FGA), localizada no campus da Universidade de Brasília (UnB). Criado no contexto do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), o curso tem como objetivo suprir a demanda da indústria automotiva por profissionais altamente qualificados.

Ao ingressar na UnB, os alunos têm a oportunidade de receber uma formação ampla nos primeiros semestres, com disciplinas básicas de matemática, física, química e humanidades, comuns a todos os cursos de engenharia. Posteriormente, são introduzidos em disciplinas específicas do curso, que abordam temas como design automotivo, materiais, processos de fabricação, dinâmica veicular e sistemas automotivos.

O curso na UnB se destaca pela integração entre teoria e prática, com projetos integradores, estágio supervisionado e trabalho de conclusão de curso, que permitem aos alunos aplicar seus conhecimentos em situações reais da indústria automotiva. Além disso, atividades extracurriculares, como participação em equipes de competição, como a UnBaja e Fórmula SAE, oferecem uma experiência enriquecedora e complementar à formação acadêmica.

Acesse a Matriz Curricular de Engenharia Automotiva aqui.

Para saber mais acesse o site do curso de Engenharia Automotiva.