A unidade

O campus Gama da Universidade de Brasília (FGA) surgiu a partir do desafio do governo para a expansão das universidades. Um grupo de professores idealizou e escreveu um projeto inicial para a criação de um novo campus da UnB. A beleza da idealização do novo campus retomou a filosofia e o sonho dos fundadores da Universidade de Brasília.

O campus Gama foi criado com a proposta de ser um centro de ensino voltado para a formação de engenheiros com uma visão crítica e humanista. A FGA oferece cursos de Engenharia Aeroespacial, Automotiva, de Energia, Eletrônica e de Software. A proposta pedagógica da FGA é baseada em uma formação interdisciplinar, com ênfase na pesquisa e na inovação tecnológica. O campus Gama tem como objetivo formar profissionais capazes de atuar em diferentes áreas da engenharia, com uma visão crítica e comprometida com o desenvolvimento sustentável.

Os cursos da FGA são oferecidos em regime integral, com duração de cinco anos. O currículo é composto por disciplinas teóricas e práticas, além de atividades de pesquisa e extensão. Os alunos têm acesso a laboratórios modernos e bem equipados, onde podem desenvolver projetos e pesquisas em diferentes áreas da engenharia. A FGA também oferece programas de intercâmbio e parcerias com empresas e instituições de pesquisa, para que os alunos possam ter uma formação mais completa e atualizada.

As instalações da FGA foram projetadas por um grupo de professores que idealizou, desenhou e dimensionou os laboratórios, a estrutura civil, a rede hidráulica, a rede de energia e a rede lógica. Em 2018, foi inaugurado o Laboratório de Desenvolvimento de Tecnologia Aeroespacial (LDTEA) e, atualmente, todas as atividades administrativas, acadêmicas e de pesquisa se concentram na área do campus. O campus Gama conta com uma infraestrutura moderna e bem equipada, com salas de aula, laboratórios, biblioteca, auditório, áreas de convivência e espaços para prática esportiva.