Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Projetos

6 de Agosto de 2013, 14:59 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 589 vezes
Licenciado sob CC (by)

 

SIMULAÇÃO E OTIMIZAÇÃO OPERACIONAL DE UNIDADE DE GERAÇÃO DE VAPOR HÍBRIDA BAGAÇO DE CANA-HELIOTÉRMICA EM INSTALAÇÕES DE COGERAÇÃO DE USINA PRODUTORA DE ETANOL.

Período 2014 - 2017

Simulação e otimização operacional de unidade de geração de vapor híbrida bagaço de canaheliotérmica em instalação de cogeração de usina produtora de etanol Descrição: A inserção da fonte solar e da ampliação do uso da biomassa, uma tendência explícita para que o aumento da geração baseado em resíduos da agroindústria e de implantação de plantas experimentais (mas totalmente funcionais) para conversão de energia solar por tecnologias fotovoltaicas e heliotérmicas, fazem parte do contexto atual das políticas atuais fomentadas pelas diferentes instituições nacionais que suportam o desenvolvimento tecnológico brasileiro. Desta maneira, a presente proposta pretende direcionar esforços de pesquisa aplicada no sentido de contribuir com o desenvolvimento de conhecimentos nacionais sobre tecnologias de plantas solar térmicas, em particular sobre arranjos que associem unidades de aproveitamento de biomassa com centrais solares heliotérmicas. Para atingir esse objetivo, o projeto contempla as seguintes atividades: estabelecimento de uma plataforma de simulação de unidades geradoras de vapor híbridas bagaço de cana heliotérmica de instalações cogeradoras (sala de situação virtual); desenvolvimento de uma plataforma de previsão de multiescalas temporais de irradiação solar para subsidiar a operação da uma unidade de cogeração híbrida; desenvolvimento de metodologia de otimização (GAPSO) dos parâmetros de projetos e operacionais da unidade cogeradora; estudo de caso da Usina de açúcar e álcool Jalles Machado SA com a adição de uma unidade concentradora solar por torre central a sua unidade de geração; formação de recursos humanos em conversão de Energia Solar Heliotérmica, com inserção de abordagem de Ensino Orientado a Projetos, no contexto do projeto de hibridização da usina da Jalles Machado Situação: Em andamento Natureza: Projetos de pesquisa Integrantes: Fábio Alfaia da Cunha; Mario Benjamim Baptista de Siqueira (Responsável); Armando Caldeira Pires; Taygoara F. Oliveira ; Antonio C. P. Brasil Junior; Augusto C. M. Brasil; Carlos F. M. Coimbra; Carlos A. Gurgel Veras.

 

MODELAGEM NUMÉRICA BIDIMENSIONAL DA QUEIMA DE PARTÍCULA DE CARVÃO EM ATMOSFERA OXIDANTE O2/CO2 EDITAL 20/2009.

Período 2011 - 2013

Descrição: Dentre as técnicas de combustão de hidrocarbonetos fósseis com perspectiva para captura de CO2 em níveis superiores a 90% destacasse a queima com oxigênio puro dissolvido em CO2 recirculado. Na queima tradicional tem se como oxidante uma mistura de O2/N2.Este projeto objetiva estudar, parametricamente, os efeitos da alta concentração de CO2 no processo de combustão de uma partícula isolada de carvão em ambientes de 1 a 80 bar. O estudo será realizado com o emprego de um código numérico, recém desenvolvido e validado, aplicado a queima de partícula isolada de combustível sólido. Neste caso o ambiente oxidante composto de O2/CO2. Para tal, será ajustado um modelo de volatilização (fenomenológico CPDNLG) adequado ao carvão mineral brasileiro e os processos dinâmicos por que passam tal combustível em condições típicas de combustores pulverizados (caldeiras) e gaseificadores (leito fluidizado circulante) serão estudados por meio de deste código bidimensional. O código está apto a resolver problemas de transferência de calor e massa com reação química (homogênea e heterogênea) em torno de uma partícula sólida combustível. Como resultados importantes de tal modelagem têm se: (i) taxa de aquecimento para uma dada condição de contorno, (ii) reatividade da partícula nas principais fases da combustão/gaseificação (queima homogênea e heterogênea), (iii) formação de poluentes (NO do combustível, (iv) influência do CO2 nos processos anteriores. Situação: Concluído Natureza: Projetos de pesquisa Integrantes: Fábio Alfaia da Cunha; Carlos Alberto Gurgel Veras (Responsável); Claudio Albuquerque Frate; Juan Garcia.