• +55 (61) 3107-8901

Bairro: Gama - Setor Leste

LART

Tela cheia

Estruturas de comunicação multilocal para net based installations

28 de Outubro de 2013, 22:38 , por Carla Rocha - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

Foi inciado também o desenvolvimento de sistemas interativos na rede com interface multi-local ou bidirecional, para estruturas de comunicação entre vários computadores, utilizando sockets, ou dispositivo que permite o broadcasting por função que transmite a unidade mínima de informação, permitindo que o sistema ativo receptor interprete a mensagem, gerando informações em máquinas conectadas em qualquer parte do planeta por função cross over que gera num ambiente único informações provindas de outros ambientes multilocados. O sistema ganha características de emergência, imprevisibilidade, conectividade remota, auto-organização e determinadas interfaces gráficas permitem o controle da vida do ambiente (calor, alimentação) e também propriocepção imersiva.

No projeto atual serão aplicadas comunicação por rede, no momento que o Campus da FGA-UnB receber fibras ópticas.

Reinstalação da estrutura arquitetônica e material em alumínio para a Cave com tela de backprojection, racks, sistema de reflexão por espelhos, e interfaces intuitivas, tendo sido construído o sistema de captura de batimentos cardíacos, com transmissão em ondas curtas, via porta serial de informações analógicas digitalizadas e cujos sinais são processados em ambiente tridimensional gráfico e sonoro. Implementação de periféricos para realidade virtual como shutter glasses e sistemas eletromagnéticos, no caso o flock of birds, com tecnologia da Ascension. Foi também construído um cluster para servir a Pocket Cave, o que será detalhado posteriormente.

Outro aspecto é a utilização de periféricos como placas de captura, scanners, web cameras, e nesta fase, pelas primeiras aplicações de interatividade imersiva, o uso de um capacete para rastreamento e estereoscopia de ambiente 3D.

O presente projeto demanda recursos e atualização de bens de aquisição dos bens de infra-estrutura da LART CAVE. BR na UnB GAMA para realizar pesquisas avançadas num ambiente imersivo dotado de interfaces plurissenssorais permitindo o sentido de presença expandido em realidade virtual e virtualidade aumentada, biofeedack, conexão remota (networked caves), rastreamento e acoplamento corpo/ambiente/navegação espacial em gestualidades e navegação espacial, proprioceção, em estreita relação e mutua influência corpo/ambiente, somada a graus de ilusão de realidade por estereoscopia em ambiente de impacto pelo alto grau de sensorialidade pelos comportamentos respondidos. Note-se que a Petrobras está ainda em fase de instalação de sua CAVE. A LART CAVE BR no Distrito Federal – estará somente ao lado da de São Paulo, na Escola Politécnica da USP, sendo a única da América Latina com fins artísticos.

O Projeto LART CAVE Br oferece espaços de simulação estereoscópica e imersão numa CAVE (Cave Automatic Virtual Environment), cubo imersivo de realidade virtual, dotado de interfaces plurissensoriais, para abrigar o desenvolvimento de pesquisas transdisciplinares, nos campos da arte, ciência e tecnologia. O desenvolvimento de aplicações em design de interface para vários campos do conhecimento na interação humano-computador se constitui num espaço laboratorial para experimentações de práticas colaborativas de pesquisas gerando conteúdos no campo da interação humano-computador com soluções criativas resultantes de avanços das tecnologias da cultura digital.

O objetivo é ampliar e fortalecer as condições de pesquisas em realidade virtual imersiva, aumentada e biocíbrida na UNB para estimular a relação arte, ciência e tecnologia pela mútua influência de conhecimentos de diferentes domínios na criação de ambientes voltados a áreas como medicina, engenharia, engenharia biomédica, arte e tecnociência computacional, design de produto etc. Tecnologias de realidade virtual (RV) e realidade aumentada (RA) e realidade misturada (RM) no campo da interação humano-computador resultantes dos avanços de técnicas da modelagem geométrica tridimensional, visualização científica e uso de hardware adequado como periféricos para processos imersivos em ambientes de realidade virtual, tem trazido mudanças fundamentais aos métodos de trabalho, na indústria, para treinamento, entretenimento, cultura, arte, saúde.