Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

LAB

31 de Março de 2016, 20:04 , por Brenddon Gontijo Furtado - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 485 vezes

Lab

 

Projetos Sofia, Vera e Rapha.


Os projetos Sofia, Vera e Rapha são coordenados na área de desenvolvimento tecnológico pela Professora Dra. Suélia Fleury da Universidade de Brasília (UnB) e no processo de transferência e licenciamento tecnológico com comercialização pelo Prof. Mário Rosa da Universidade de Brasília. São desenvolvidos no Laboratório de Engenharia Biomédica – LaB. Contam com apoio financeiro do Ministério da Saúde (MS) para desenvolvimento de novas tecnologias em saúde, pautados pelas políticas públicas do Governo Federal em desenvolvimento tecnológico nacional. Os projetos são de caráter interdisciplinar, unindo – áreas das engenharias, das saúde e das ciências humanas – juntas, em busca de solução para um único problema.

Sofia: O projeto consiste em produzir um equipamento de ablação hepática para tratar pacientes com câncer no fígado. A função do aparelho é realizar a queima da região cancerígena aplicando radiofrequência com frequência de 500kHz com potência de até 50W. O equipamento permitirá programar totalmente o procedimento cirúrgico, com interface usando display touch screen facilitando a entrada de dados viabilizando a programação. O projeto foi totalmente concebido do zero.

Vera: É um projeto de integração de um software de monitoramento remoto (baseado em um aplicativo web) com equipamentos biomédicos/sensores diversos em ambiente hospitalar, de modo que a assistência técnica possa diagnosticar problemas remotamente. Dessa forma, evita-se o gasto de tempo e dinheiro no envio dos equipamentos para a empresa de manutenção, no caso de problemas simples que poderiam ser resolvidos em campo. O equipamento do projeto Vera é capaz de receber informações, por meios analógicos e digitais, e tem a possibilidade de acoplar-se a mais de um equipamento eletromédico. O sistema de software centraliza e armazena as informações recebidas dos equipamentos em um banco de dados, além de gerenciar informações dos clientes, empresas de assistência técnica e dos equipamentos; gerar gráficos em tempo real e por histórico; e notificar os alertas referentes às variáveis dos equipamentos.

Rapha: É um projeto de pesquisa que tem como principal foco a neoformação tecidual através de um tratamento que faz uso do látex, que é um biomaterial que tem propriedades cicatrizantes, com a associação da cromoterapia, leds de diferentes cores estariam atuando sobre a úlcera e causando efeitos para essa Neoformação. Esse projeto teve ponto de partida com a tese de Doutorado de uma das alunas da professora Suélia e devido aos ótimos resultados obtidos, foi decido replicar o experimento e fazer e prepara-lo para o mercado.


Engenheiro Gilvandson Costa Cavalcante
Líder Grupo Sofia