Tela cheia

Laboratório de Engenharia e Inovação

6 de Agosto de 2013, 15:17 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Coordenadora: Prof. Dr. Luiza Yoko Taneguti

Secretário: Prof. Dr. Ronni Geraldo de Amorim

Representante: Esp. Gisela Benacon Cruz

Descrição:

A Faculdade UnB Gama (FGA) é um dos campus da Universidade de Brasília (UnB), e iniciou suas atividades acadêmicas em junho de 2008. Na FGA são oferecidos cinco cursos de graduação de Engenharia: Engenharia de Energia, Engenharia de Software, Engenharia Automotiva, Engenharia Eletrônica, Engenharia Aeroespacial – para os quais é ofertado um total de 280 vagas por semestre. O campus surgiu a partir do programa de expansão das Universidades Federais e está em conformidade com o Programa de Apoio aos Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). Uma das principais propostas do Campus é promover a integração das diferentes engenharias, principalmente em projetos de ensino, pesquisa e extensão, buscando o desenvolvimento e a inovação de soluções tecnológicas e do conhecimento.

Em virtude dos objetivos do Campus e de sua característica inovadora, integradora e de pesquisa, alguns professores fundaram o Laboratório de Engenharia & Inovação (LEI). O LEI representa um núcleo de laboratórios de pesquisa com a missão de produzir, desenvolver e difundir conhecimentos de Engenharias com responsabilidade social, transparência, inovação, ética e multidisciplinaridade. O objetivo geral do Núcleo de Engenharia & Inovação é constituir um espaço para a consolidação de pesquisa na área de Engenharias, concebendo uma identidade própria e institucional. Os objetivos específicos do NE&I são:

a) Constituir-se em ambiente para a formação de alunos de graduação e pós-graduação, na atividade de Pesquisa Científica e Tecnológica.

b) Incentivar, organizar e gerar produção acadêmica e tecnológica abrangente nos contextos de Engenharias na Faculdade UnB-Gama.

c) Promover eventos extracurriculares, tais como exposições, conferências, seminários jornadas de estudos, ciclos de palestras, dentre outros.

Este núcleo é composto por sete laboratórios de pesquisa:

1) Laboratório de Engenharia e Biomatérias (BioEngLab): fundado em 2009 e vinculado ao programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica;

2) Laboratório de Gerenciamento de Sistemas Dinâmicos (LabGSD): realização trabalhos direcionados para avaliar e aperfeiçoar sistemas dinâmicos;

3) Laboratório de Computação Musical e Acústica (LCMA): realização de trabalhos que buscam desenvolver soluções orientadas para áudio, música e computação;

Leap

4) o Laboratório de Estatística Aplicada e Probabilidade (AP);

5) Laboratório de Instrumentação e Processamento de Imagens e Sinais (LIPIS): possui vínculo com a pós-graduação em Engenharia Biomédica do Campus FGA;

6) Laboratório de Informática em Saúde (LIS): Realização de trabalhos voltados para aplicação de recursos da informática na saúde e vinculado ao programa de pós-graduação em Engenharia Biomédica do Campus FGA;

Lab

7) Laboratório de Bioengenharia (LAB).

Atualmente, o LEI possui 4 unidades:

localizada Universidade de Brasília (UnB) campus Gama (FGA),

localizada na Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro, no SG11,

localizada na Universidade de Brasília (UnB), campus Darcy Ribeiro, no instituto de física,

localizada no Galpão, associado a Universidade de Brasília (UnB) campus Gama (FGA).

Integra, aproximadamente, 20 (vinte) pesquisadores e 100 (cem) alunos de graduação e pós-graduação que realizam pesquisa nas linhas de Biomaterial, Ciência Mecânica, Eletro-Eletrônica, Engenharia de Software, Modelagem Matemática, Sistemas de Controle. Em 2011, o Núcleo de Laboratórios de Engenharia e Inovação foi reconhecido como um Grupo de Pesquisa Certificado pelo CNPq.

Os laboratórios trabalham virtualizados na infraestrutura física comum, otimizando recursos físicos e humanos. A liderança de equipes e projetos localiza-se nos laboratórios, sendo o LEI o ambiente integrador e o responsável pela gestão administrativa do grupo.

Coordenadores de cada laboratório:

1) Laboratório de Engenharia e Biomatérias (BioEngLab) – Profa.Dra.Suélia Rodrigues Fleury Rosa.

2) Laboratório de Gerenciamento de Sistemas Dinâmicos (LabGSD) – Prof.Dr.Marcos Vinícius Batistuta.

3) Laboratório de Computação Musical e Acústica (LCMA) – Prof.Dr.Fernando Willian Cruz.

4) Laboratório de Estatística Aplicada e Probabilidade (AP) – Profa.Dra.Marilia Miranda Forte Gome.

5) Laboratório de Instrumentação e Processamento de Imagens e Sinais (LIPIS) – Prof.Dr.Marcelino Monteiro de Andrade.

6) Laboratório de Informática em Saúde (LIS) – Profa.Dra.Lourdes Mattos Brasil

7) Laboratório de Bioengenharia (LAB) – Profa.Dra.Suélia Rodrigues Fleury Rosa.