Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a Notícias
Tela cheia Sugerir um artigo

Tesla está se preparando para lançar caminhão elétrico com 500 km de autonomia

3 de Outubro de 2017, 14:31 , por Thomas Henrique Montipo guimaraes - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 330 vezes

A Tesla está planejando inovar radicalmente. Dessa vez, o foco é entrar com força no mercado de transporte rodoviário, mais precisamente o de caminhões elétricos. Apesar de ainda não ter falado muito sobre o próximo veículo, alguns detalhes bem interessantes já vazaram.

A fabricante está preparada para revelar sua primeira grande plataforma elétrica no dia 26 de outubro. O CEO, Elon Musk, disse que a empresa esteve trabalhando com grandes empresas de caminhões para projetar a nova inovação elétrica da empresa.

“Nós estamos mostrando um protótipo de trabalho no final de setembro, mas nós mostramos antes para pessoas que compram caminhões pesados, e todos adoraram. Eles só querem saber por quanto eles podem comprar e em quanto tempo”, disse. “Estamos fazendo com que eles estejam intimamente envolvidos no processo de design”, acrescentou.

Como a Tesla já informou que tem trabalhado com empresas de transporte rodoviário no projeto, é possível que a montadora possa compartilhar em breve quem são alguns desses parceiros. Uma das companhias mais cotadas é a gigante FedEx.

+500 km de autonomia

Com uma carga total, o caminhão terá uma faixa de cerca de 400 e 500 quilômetros de autonomia, de acordo com um relatório da famosa revista inglesa Reuters. Para ajudar a colocar isso em perspectiva, basta ter como exemplo que os atuais caminhões a diesel convencionais podem viajar até 1.500 km com um tanque cheio.

A Tesla deve atingir a produção em grande escala em algum momento em 2019. E as entregas poderiam começar em 2020.

+Novo modo de Piloto Automático

De acordo com uma informação da Reuters espera-se que o caminhão tenha tecnologia auto-dirigida, ou de piloto automático, como é comumente conhecido, ou seja, que permita que se conduza de forma autônoma enquanto viaja em pelotões, facilitando e muito a vida dos motoristas e viajantes.

É muito provável que a Tesla já tenha testado um protótipo de caminhão em vias públicas por vários meses, uma vez que a empresa estava em discussões com o Departamento de Transportes de Nevada em junho sobre a possibilidade de testar dois protótipos de caminhões no Estado.

Apesar de ainda não haver nenhum tipo de confirmação, alguns rumores recentes apontam que os primeiros modelos do caminhão elétrico, juntamente com o conjunto de baterias, deva chegar às concessionárias com valores no faixa de 100 mil dólares, ou 320 mil reais na cotação atual.

Fonte: Blog da engenharia