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Projetos

6 de Agosto de 2013, 14:59 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
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Análise de projeto e vínculo causal na ocorrência de supostos defeitos em veículos e desenvolvimento do projeto do Centro de Teste em Segurança Veicular
 
Descrição: Diante dessas constatações, e considerando ser o setor automobilístico o que apresenta a maior concentração de campanhas de chamamento de produtos (Recalls), torna-se necessária a criação de mecanismos que agreguem competência técnica ao processo de averiguação preliminar, relacionada aos supostos defeitos dos veículos colocados no mercado de consumo e de fiscalização do padrão de segurança dos veículos contra os riscos à saúde e segurança dos usuários. Neste sentido, as respectivas expertises poderiam ser viabilizadas pela UnB Universidade de Brasília, pela infraestrutura técnico-operacional existente, além da proximidade espacial com o DENATRAN e a Senacon/MJ, tendo como escopo os principais sistemas e subsistemas que compõem um veículo, por exemplo: Monobloco/chassis; Sistemas de suspensão: braços articulados, as molas, amortecedores, etc; Conjunto Motriz: motor e a caixa de cambio; Carroceria; Sistema de freios: discos, pastilhas, tubulações, pinças, etc; Sistema elétrico: bateria, motor de arranque, gerador (alternador), caixa de fusíveis, interruptores, cabos/fios elétricos, lâmpadas de iluminação e de sinalização; Sistema de combustível: armazenamento (tanque), bomba de recalque, filtragem, tubulação de interligação e bicos de injetores; Sistema de Rodagem: rodas e pneus; Sistema de Gerenciamento eletrônico: módulo de controle central e dispositivo de sensoriamento; Sistema de resfriamento do motor: radiador, ventoinha, mangueiras e tubulações, etc. Nesse contexto, a proposta de celebração de Termo de Cooperação Técnica, a ser firmado com a Universidade de Brasília, tem como objetivo principal a análise de projeto e vínculo causal na ocorrência de supostos defeitos em veículos colocados no mercado de consumo e análise do padrão de segurança dos veículos contra os riscos à saúde e segurança dos consumidores. Por outro lado, a Universidade de Brasília é o ambiente natural para abrigar um centro de pesquisas independente que permita o desenvolvimento de testes e ensaios os mais diversos, capazes de subsidiar decisões do Dentaran e outros órgãos governamentais no campo de especificações e da homologação de veículos e componentes automotivos. Assim sendo, o referido Termo de Cooperação Técnica abrangerá também o desenvolvimento de projeto de implantação do Centro de Teste em Segurança Automotiva..

Situação: Em andamento;
 
Natureza: Pesquisa.

Integrantes:  Alessandro Borges de Sousa Oliveira - Coordenador / Rita de Cássia Silva - Integrante / Maria Alzira de Araújo Nunes - Integrante / Henrique Gomes de Moura - Integrante  / Rodrigo Arbey Muñoz Meneses - Integrante /