Ir para o conteúdo
ou

 Voltar a UnB Gama
Tela cheia Sugerir um artigo

Atuação das Engenharias no Contexto da EMBRAER

5 de Agosto de 2013, 11:07 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 431 vezes
Licenciado sob CC (by)


 Gerente Sênior de Engenharia Aeronáutica da Embraer, Emerson Freitas, no ECT de 2012.

A primeira palestra do ECT, “Atuação das Engenharias no Contexto da EMBRAER”, foi apresentada pelo gerente sênior de Engenharia Aeronáutica da Embraer, Emerson Freitas. Nela, ele apresentou uma parte história da EMBRAER e da forma que está inserida no contexto de desenvolvimento do pátio brasileiro de aviação e alguns dos aviões produzidos pela empresa.

Na primeira parte da palestra, foi falado um pouco sobre a história da empresa e com o que eles trabalham. O palestrante disse que a empresa atua tanto na fabricação de aviões e manutenção, por meio da comparação entre a imagem real e a modelagem, para verificar se houve deformação na aeronave, como na área de

tráfego aéreo.

Foi feita a apresentação dos aviões comerciais produzidos, sendo as principais aeronaves as da linha E-Jet, que é composta por quatro aviões. Estes aviões foram todos feitos pensando na tecnologia, economia, eficiência e conforto do passageiro. E graças a constantes investimentos da própria EMBRAER, estes aviões estão em constante desenvolvimento tanto no modelo quanto no sistema.

Após isso, foi apresentada a linha de aviões executivos da empresa que vão desde aviões com três ou quatro assentos, de uso pessoal, ou até mesmo o avião presidencial, o Lineage 1000, que é um dos principais produtos da empresa.

Também foi comentado o papel da EMBRAER na área de defesa e segurança, que consiste em um trabalho baseado nas plataformas de sistema de inteligência, vigilância e reconhecimento, transporte de autoridades (aviões executivos com equipamentos de defesa), modernização entre outros.

Na última parte da palestra, foi feito uma análise geral da aviação. De como a parceria da EMBRAER com uma empresa francesa, possibilitou a absorção de

novas tecnologias, dando a possibilidade de a empresa desenvolver suas próprias tecnologias e de criar novas aeronaves. Uma destas tecnologias que está sendo desenvolvida pela EMBRAER, promete diminuir o uso de combustível das aeronaves em 20%. De acordo com palestrante, “nossos aviões estão cada vez mais sendo focados em energia”. Um dos motivos para isso é o fato de que quase 50% das despesas de uma empresa aérea, vêm do combustível. Outras questões que influenciam o desenvolvimento deste tipo de tecnologia são problemas mundiais, que afetam a empresa, como o aumento do preço do petróleo, disponibilidade de recursos naturais e crises econômicas. Há também pesquisas para a utilização de combustíveis alternativos, para substituir os combustíveis fósseis, que são caros e poluidores, o que traz também a outro motivo: hoje em dia, a venda de aviões é baseada no quão “verde” é a empresa. Portanto, há uma forte necessidade de inovação tecnológica por meio da engenharia, principalmente na parte de gerenciamento de energia.

*publicado em 13/12/12, Equipe Portal UnB Gama