Campus do Gama tem cineclube próprio

5 de Agosto de 2013, 11:13 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

ineclube da Faculdade do Gama (FGA) se tornará projeto de extensão no próximo semestre se ofício for aprovado pela Câmara de Extensão, CEX, da Universidade de Brasília (UnB). No momento, os estudantes aguardam a análise do planejamento do projeto pela direção da FGA.

Criado em 2011 por alunos do Centro Acadêmico, o Cineclube da Faculdade do Gama (FGA) faz parte do Projeto de Cultura e Lazer do campus.  A iniciativa partiu dos próprios estudantes que, fãs da sétima arte, criaram o projeto para descontrair o ambiente de estudo e, agora, querem transformá-lo em Projeto de Extensão.

Logo após idealizarem o cineclube, os alunos redigiram um plano descrevendo o projeto que, além do cineclube, incluía aulas de dança na faculdade, e encaminharam à direção.  Segundo o estudante de engenharia automotiva, membro do Diretório Central dos Estudantes (DCE) e um dos criadores do cineclube, Victor Sousa, a ideia era “mobilizar todo mundo em uma atividade cuja medida surgiu dos estudantes”. Sem nenhum custo, a ideia foi aprovada imediatamente.

Além de Victor Sousa, o estudante de engenharia do terceiro semestre Ruan Kevelin atualmente também se responsabiliza pela iniciativa. Há dois meses, Ruan se voluntariou para ajudar Victor e, desde então, adquiriu a função de “gerente do negócio”, pois é ele quem coloca os filmes e cuida da página no Facebook.

A escolha dos longas-metragens não tem mistério. “A gente busca colocar os filmes mais famosos”, afirma o estudante Ruan. Quem frequenta as sessões também pode sugerir como é o caso do aluno de engenharia de software Romenigue Igor. Sempre que pode, ele frequenta o cineclube. “É uma forma de descontração muito bacana devido à carga de estresse que a gente carrega todo dia”. Para Romenigue, o fato de o campus ter o seu próprio cineclube serve de incentivo para os campi de Ceilândia e Planaltina.

No início, as sessões eram às 18h, mas por falta de público passaram a ser às 12h no auditório da FGA.  Atualmente acontecem nas sextas-feiras pelo fato de ser o dia mais tranquilo para a maioria dos alunos. O cineclube também é aberto ao público externo. Para que a projeto continue, Victor e Ruan pretendem fazer do cineclube um projeto de extensão. “Dessa forma os alunos poderiam coordenar a iniciativa ganhando créditos”, explica Victor.

*publicado em 09/06/13, Equipe Portal UnB Gama