I Workshop UnB Gama e Empresas

5 de Agosto de 2013, 11:02 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Dia do Workshop na FGA

O I Workshop UnB Gama e Empresas que foi realizado no dia 26 de outubro de 2012, tinha como objetivo aumentar a interação Empresa- Universidade, com o intuito de aumentar o número de estágios proporcionados pela instituição, assim como formar parcerias para projetos entre as Indústrias e a Universidade. Sendo considerado de extrema importância por seus idealizadores, uma vez que o estudante faz seu primeiro contato com as empresas que fornecem os estágios. Consequentemente espera-se do estagiário que represente bem a formação que recebeu aplicando-a na empresa, traduzindo a teoria na prática. O evento foi dirigido pelo coordenador Geral do campus Gama , professor Luciano. Após a apresentação do evento o professor Alessandro, coordenador de estágios, tomou a palavra e explicou sobre a política de estágios do campus

e, em sequência, cada coordenador apresentou o curso de engenharia, ao qual está agregado, apontando para as oportunidades de estágio.

Em seguida foi apresentada a empresa Newspace Global sendo ela um provedor de serviços de informação que fornece dados de mercado e acesso a um vasto repositório de informações relacionadas ao setor espacial e comercial para a indústria financeira, de modo que seus clientes possam tomar decisões de negócios mais conscientes.
O senhor Richard M. David acredita que os jovens estudantes são o futuro das empresas e por isso aprova esse tipo de evento. Quando indagado sobre se haveria oportunidades para os estudantes do campus, ele respondeu que sim, que não só para estudantes brasileiros, como de outros países uma vez que a empresa dele é uma empresa global. Afirmou também que sua empresa acaba de contratar uma brasileira para ser sua correspondente aqui no Brasil e concluiu dizendo que há interesse em uma parceria com a Faculdade do Gama – UnB (FGA).

Richard M David – NewSpace

Por fim houve o Painel de apresentação das empresas que visava facilitar a empregabilidade e durante o painel falou-se sobre a criação de um programa de acompanhamento de estágios que fosse além do atual estágio supervisionado o qual pudesse atingir também aos estudantes dos semestres intermediários e definisse um objetivo para a disciplina estágio. O foco do painel foi o estagiário, ressaltando o comportamento do mesmo dentro de uma empresa e a postura profissional, lembrando que o bom profissional vai além de um serviço técnico. Para tanto é necessário que o futuro estagiário conheça a empresa na qual está se candidatando, uma vez que a universidade e a empresa apresentam universos diferentes e é necessário que ele  se adapte a empresa.

Algumas parcerias já são consolidadas, entre elas estão o estágio propiciado pelo Tribunal de contas da União (TCU) e a Hannover,  assim o senhor Fernando Marinho – responsável pelas contratações dos estagiários para o TCU que foi ao evento divulgar o programa do qual faz parte, ressaltou que os estudantes do campus Gama são muito bons e que há um número significativo de estagiários deste campus. Afirmou também que o evento é importantíssimo, pois assim os estudantes podem conhecer o que o mercado necessita podendo se preparar para o trabalhoE o senhor Roberto Morale responsável pela Hannover a qual desenvolve programas que envolvem problemas de escala e aferição metrológica para eficiência e qualidade na produção de energia, afirmou que tem profundo interesse nos estudantes do campus pra trabalharem em seus projetos como estagiários ou bolsistas.

Fernando Marinho – TCU

Como ‘feedback’ do evento alguns estudantes foram indagados e afirmaram que o evento foi bastante proveitoso, vale ressaltar as experiências de Roberto Varella e Lui Habl que já trabalharam como estagiários. Roberto Varella  que acabou de retornar do programa Ciências sem fronteiras, foi estagiário em Portugal e afirmou que seu estágio facilitou a escolha do foco acadêmi

co, ‘unindo o útil ao agradável e recomenda o programa ciências sem fronteiras, pois proporciona um diferencial acadêmico e cultural, onde o estudante tem a oportunidade de conhecer novas tecnologias além da possibilidade de fazer um estágio fora do paísJá Lui Habl, estudante de Engenharia Aeroespacial e estagiário há quase um ano na empresa Alcantra Cyclone Space, disse que julga importante ter experiência e conhecer o mercado, pois isso influencia nas escolhas das matérias, podendo agregar conhecimento, utilizando o que aprendeu na universidade ao trabalho. “Isso possibilita ao estudante enxergar o todo e as reais demandas do mercado, podendo escolher o seu o foco”, afirmou o estudante.

*publicado em ,27/11/12 Equipe Portal UnB Gama