Inauguração de Laboratórios de Engenharia de Software

9 de Setembro de 2013, 15:51 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

A Fundação Universidade de Brasília, por intermédio do Centro de Apoio ao Desenvolvimento Tecnológico – CDT/UnB, inaugurou dois laboratórios com foco em pesquisa, desenvolvimento e qualidade de software: o Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa & Inovação em Software (LAPPIS), coordenado pelo professor Hilmer Rodrigues Neri e o Centro de Qualidade e Testes de Software (CQTS), coordenado pelo professor Luiz Carlos Miyadaira. Ambos estão localizados na Faculdade UnB Gama (FGA).

Os laboratórios são resultados da parceria do CDT com a empresa Positivo Informática S.A, incentivada pela Lei nº 8.248, de 23 de Outubro de 1991, cujo objetivo é conceder incentivos fiscais para empresas produtoras de hardwares específicos investirem em Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação.

O LAPPIS surgiu da parceria entre a Universidade e a empresa Positivo Informática, quando do lançamento do Desafio Positivo de Inovação, concurso no qual foram desenvolvidos aplicativos na plataforma Android e onde foram capacitados mais de 20 estudantes de graduação dos cursos de Engenharia de Software, Engenharia da Computação e Ciências da Computação, que atuaram em todo o ciclo de vida do desenvolvimento dos três aplicativos – objetos do projeto.

Segundo o professor Hilmer Neri, o laboratório será um importante instrumento de formação e maturidade de alunos de graduação; de realização de pesquisas no âmbito de graduação; de melhoria da infraestrutura da universidade e de aproximação com o setor produtivo de software. “O Laboratório Avançado de Produção, Pesquisa & Inovação em Software (LAPPIS) foi concebido, inicialmente, pensando em atuar em áreas tecnológicas que hoje são carências no mercado, e utilizar esses trabalhos para explorar as oportunidades de pesquisa, tanto na área de pesquisa pura quanto na área de pesquisa aplicada. Além disso, nada melhor para um aluno de graduação em Engenharia de Software do que a oportunidade de aplicar os conceitos aprendidos em sala de aula em um ambiente produção do mundo real, sob a orientação de professores atuantes dessa área específica”, justifica.

Já o CQTS foi criado com ênfase em pesquisa e desenvolvimento para garantia e controle de qualidade de aplicativos para dispositivos móveis da empresa Positivo. “O Centro de Qualidade e Teste de Software (CQTS) surgiu a partir de algumas necessidades, e uma delas é exatamente o alinhamento com a área de formação do próprio curso de Engenharia de Software, sendo que a Qualidade de Software engloba um conjunto de atividades muito importantes ao ciclo de vida de desenvolvimento e manutenção de qualquer tipo de software. E o laboratório tem o objetivo de oferecer aos alunos a prática relacionada a essa área”, explica o professor Luiz Miyadaira.

O professor Alessandro Borges, diretor da FGA, fala sobre a importância dos laboratórios para a comunidade acadêmica bem como para a sociedade. “Os laboratórios dentro das universidades devem ter uma relação direta com a sociedade, principalmente quando se trata de laboratórios que trabalham com tecnologia. No caso do campus do Gama, desde a sua origem, houve um projeto político-pedagógico no qual ele é orientado a ter esse viés de prestação de serviços tecnológicos, de interação com a sociedade, de desenvolvimento e de pesquisa aplicada junto à indústria, porque quando estamos trabalhando com tecnologia, se não tiver essa interação forte com as empresas e com a sociedade a sua volta, você vai ter um prejuízo na formação dos alunos”.

Guilherme Medeiros, Gerente de Testes da Positivo Informática fala sobre a parceria entre a empresa e a Universidade, e explica que esta tem que ser estabelecida aproveitando o “melhor dos dois mundos” – através do conhecimento de mercado e sua operação por parte da indústria, e do grande potencial por parte da academia em tratar temas ainda não equacionados pela indústria que demandam a realização de pesquisa e desenvolvimento com tempo e recursos adequados para sua execução.

“A parceria entre a Positivo Informática e a Universidade de Brasília mostra na prática todos os benefícios de uma parceria academia/indústria bem articulada e sua importância para a sociedade, onde todos tem a ganhar. O mundo de TI é ágil e surpreendente, onde produtos e serviços surgem e desaparecem com uma velocidade incrível e as empresas precisam se reinventar continuamente para não perder a direção. E é exatamente essa incessante necessidade de atualização e a busca pelo novo que norteia essa parceria”, finaliza Guilherme.

(Por SUELLEN SANTOS)