Palestra sobre as Redes de Telefonia Celular em 2020-2030 (5G): femtocélulas e compartilhamento dinâmico de espectro

5 de Agosto de 2013, 11:15 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

No dia 11 de julho de 2013, as 10h, no auditŕoio da FGA (UnB-Gama), o doutor em comunicações sem fio Gustavo Wagner Oliveira da Costa, mninistrará a palestra “Redes de telefonia celular em 2020-2030 (5G): femtocélulas e compartilhamento dinâmico de espectro“.

Nos últimos anos tem havido um crescimento exponencial do uso de Internet móvel. Predições feitas pela indústria sugerem que as redes de telefonia móvel terão que suportar um volume de tráfego até 1000 vezes maior do que o atual em 10 anos. Esse é um cenário bastante desafiador, que tem chamado a atenção da indústria e da academia para a definição de tecnologias de quinta geração (5G) que possam atender a esta demanda. As soluções propostas até então para solucionar este problema necessitam da implantação maciça de estações rádio-base de pequena cobertura, conhecidas como picocélulas e femtocélulas. Devido ao imenso número de células, a implantação e operação das redes devem ser a mais automatizadas quanto possível.Neste sentido, esta palestra tem por finalidade apresentar uma visão geral do conceito de rede 5G que está sendo desenvolvido pela indústria e academia (baseado em femtocélulas e picocélulas). Em particular, esta palestra apresentará a técnica de compartilhamento dinâmico do espectro, que permite que cada femtocélula configure sua alocação de canal de maneira distribuída e autônoma. Outras peças essenciais para implantar o 5G são os receptores avançados que rejeitam ou cancelam a interferência e a utilização de quadros de transmissão que permitem baixíssima latência. Essa visão do 5G também será comparada com redes existentes como o 802.11ac e LTE/LTE-Advanced, bem como outras visões concorrentes na indústria. Como último assunto será apresentado prospecções para o ano de 2025 para que os usuários possam ter acesso a taxas de dados de vários Gbps em qualquer lugar do mundo.

Sobre o Palestrante: Gustavo Wagner Oliveira da Costa é doutor (2012) em comunicações sem fio pela Universidade de Aalborg, na Dinamarca. Graduado (2004) e mestre (2008) em Engenharia Elétrica pela Universidade de Brasília, ele trabalhou em projeto de caracterização de rádio móvel para Motorola (2004-2005) e como pesquisador em GSM/EDGE para o Instituto Nokia de Tecnologia (2005-2007). Desde 2007, ele desenvolve soluções para futuras redes celulares para Nokia Siemens Networks, através de cooperação com a Universidade de Aalborg, tendo trabalhado com diversos sistemas como LTE, LTE-Advanced e WiFi. No momento, ele desenvolve conceitos para futuras redes 5G que devem chegar ao mercado em 2020. Ele é detentor de diversas publicações e 6 aplicaçõesinternacionais de patente.

*publicado em 28/06/13, Equipe Portal UnB Gama