Software

Adoção de métodos ágeis e do pensamento lean na gestão de contratos de forncedores de desenvolvimento de software em organizações públicas brasileiras

17 de Novembro de 2014, 17:46 , por fgawebmaster - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Aline Gonçalves dos Santos
Orientador: Hlimer Rodrigues Neri
Data de apresentação: 25 de junho de 2014
Data de publicação: 24 de julho de 2014
Referência: SANTOS, Aline Gonçalves dos. Adoção de métodos ágeis e do pensamento lean na gestão de contratos de fornecedores de desenvolvimento de software em organizações públicas brasileiras: um estudo de caso. 2014. 143 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
Resumo: No Brasil, o cenário das contratações públicas de fornecedores de desenvolvimento de software vem passando por mudanças. Algumas organizações públicas tem compactuado entendimento de que os instrumentos contratuais, hoje em vigor, não priorizam a entrega de software, tampouco sua qualidade interna e valor de negócio. Isso contribui para que projetos terminem sem sucesso, o que onera os cofres públicos. Atualmente, algumas organizações da Administração Pública Federal iniciam investimentos para adotar contratações de serviços de desenvolvimento de software utilizando métodos ágeis. Contudo, cada uma dessas organizações têm vivenciado diferentes experiências e vêm compartilhando dificuldades comuns no que diz respeito às limitações impostas pelo normativo de contratação de software. O objetivo deste trabalho foi realizar um estudo de caso para análise da influência do uso de métodos ágeis e do pensamento lean na gestão de contratos públicos de terceirização de software. A pesquisa foi descritiva, com apoio da técnica de estudo de caso e a estratégia utilizada foi um estudo de caso exploratório sobre a solução de gestão de contratos ágeis definida por um órgão público brasileiro a fim de analisar a influência da mesma sobre o resultado final do contrato no que diz respeito aos efeitos sobre a entrega de ordens de serviço, sobre a satisfação do cliente e sobre a qualidade interna do código fonte. Como trabalhos futuros, objetiva-se a validação e refinamentos do protocolo deste estudo de caso, e em seguida, a ampliação deste estudo para outras organizações públicas brasileiras. _____________________________________________________________________________ ABSTRACT
In Brazil, the situation of public contracting software development suppliers has changed over time. Some public organizations have agreed on the understanding that the contractual instruments in force today, do not prioritize the delivery of software, nor its internal quality and business value. This contributes to finish projects without success. Currently, some organizations of the Federal Public Administration begin investments to adopt contracting software development services using agile methods. However, each of these organizations have experienced different experiences and have shared common difficulties with regard to the limitations imposed by the normative of software contracting. The purpose of this study was to conduct a case study to analyze the influence of the use of agile methods and lean thinking in the management of public demands of software development. The research was descriptive, with technical support from the case study and the strategy used was an exploratory case study on the management solution for agile contracts defined by a Brazilian government organization in order to analyze the influence of the same on the result of contract with regard to the effects on the delivery of service orders, on customer satisfaction and the quality of the internal source. As future work, the objective is the validation and refinement of the protocol of this case study, and then the expansion of this study to other Brazilian public organizations.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2014.
Link para o arquivo: 2014_AlineGoncalvesdosSantos.pdf

Engenharia de Software
Tags deste artigo: software métodos ágeis contratações organizações lean gestão ordens de serviço satisfação do cliente qualidade interna