Divulgação de disciplina optativa da Engenharia de Energia que trata

2 de Março de 2016, 2:52 , por Paulo Meirelles - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Este semestre o Prof. Rudi van Els ministrará a matéria "Veículos Elétricos" na disciplina de Tópicos em Especiais 1 em Engenharia de Energia - Turma B - código 206318.

A disciplina poderá ser cursado por estudantes dos cursos de engenharia que tenham cursado Eletricidade Aplicada (código 201634). A proposta da disciplina é proporcionar ao engenheiro automotivo, eletrônico, aeroespacial e de energia, o ferramental necessário para atuar no projeto, dimensionamento, avaliação e manutenção de veículos elétricos (VE).

A disciplina terá carga horário teórico e prática, iniciando com uma introdução aos princípios gerais, classificação e topologia dos veículos elétricos. Em seguida os dois principais elementos dos VE (o sistema de acionamento e os acumuladores de energia) serão detalhados. A carga horária prática será realizada com apoio da plataforma de avaliação do veículos elétricos composto pelo dinamômetro do rolo e controlador de motores elétricos no laboratório da FGA.

Por fim, o estudante terminará o curso com modelamento e simulação dos diversos componentes do veículo elétrico.

Ementa:

1) Princípios gerais e classificação de veículos elétricos
2) Topologia do sistemas de acionamento
3) Sistemas de acionamento
4) Acumuladores de energia
5) Modelamento de veículos elétricos
6) Avaliação e Projetos

Tópicos especiais em engenharia de energia Turma B ("Veículos Elétricos").

Sexta feira 08:00 - 09:50h - Teoria - Galpão Gama
Sexta feira 10:00 - 11:50h - Laboratório - Galpão Gama

Carga horário : 4 horas (2 teóricas + 2 práticas)