Palestra sobre Computação Verde no Processamento de Vídeo

5 de Agosto de 2013, 11:14 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Licenciado sob CC (by)

A IEEE Signal Processing Society irá promover, no auditório da FGA (UnB-Gama), uma palestra sobre  Computação Verde no Processamento de Vídeo, com o Dr. Ricardo L. de Queiroz,  no dia 08 de Julho de 2013, as 14h.

Dr. Ricardo L. de Queiroz recebeu o grau de Engenheiro pela Universidade de Brasília, Brasil, em 1987, o grau de M.Sc. pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil, em 1990, e o grau de doutor pela Universidade do Texas em Arlington, em 1994, todos em Engenharia Elétrica.

Em 1990-1991, ele foi membro do grupo de pesquisa em DSP da Universidade de Brasília, (GPDS) como pesquisador associado. Ingressou na Xerox Corp em 1994 como membro da equipe de pesquisa até 2002. Em 2000-2001, ele também foi professor adjunto do Instituto de Tecnologia de Rochester. Ingressou no Departamento de Engenharia Elétrica da Universidade de Brasília em 2003. Em 2010, tornou-se Professor Titular do Departamento de Ciência da Computação na Universidade de Brasília.

Dr. de Queiroz publicou mais de 140 artigos em revistas e conferências, diversos capítulos de livros e detém 46 patentes emitidas. De acordo com a publicação do Harzing’s Publish Or Perish, seus trabalhos foram citados mais de 1.900 vezes. Ele é um membro eleito do Comitê Técnico do IEEE Signal Processing Society’s Multimedia Signal Processing (MMSP) e um ex-membro do Comitê Técnico do Image, Video and Multidimensional Signal Processing (IVMSP). Também foi editor do Jornal EURASIP em Processamento de Imagem e Vídeo, IEEE Signal Processing Letters, IEEE Transactions on Image Processing, e IEEE Transactions on Circuits and Systems for Video Technology. Ele foi nomeado um IEEE Signal Processing Society Distinguished lecturer para o mandato 2011-2012.

Dr. de Queiroz está ativamente envolvido com o capítulo de Rochester do IEEE Signal Processing Society, onde atuou como presidente e organizou o Western New York Image Processing Workshop desde a sua criação em 2001. Ele agora está ajudando a organizar os Capítulos do IEEE SPS no Brasil inclusive o recém-criado Capítulo de Brasília. Ele foi o presidente geral da ISCAS 2011 e MMSP 2009, e é o Coordenador Geral de SBrT 2012.

Ele também fez parte da comissão organizadora do ICIP 2002. Seus interesses de pesquisa incluem imagem e compressão de vídeo, processamento de sinais a múltiplas taxas de amostragem e imagens em cores. Dr. de Queiroz é membro sênior do IEEE, membro da Sociedade Brasileira de Telecomunicações e da Sociedade Brasileira  de Engenharia de Televisão.

*publicado em 28/06/13, Equipe Portal UnB Gama