Objetivos
O sistema SRA (Sistema de Registro Acadêmico) solicitado pela Universidade de Brasília tem como objetivo gerenciar os serviços solicitados em diversos setores da Universidade, mapeando-os para que possam ser gerados relatórios para os gestores da Universidade.
Público Alvo
- Alunos
- Professores
- Direção
- Coordenação
- Servidores
Descrição do projeto
O projeto visa desenvolver um sistema para gerenciamento dos serviços acadêmicos prestados pelos funcionários da Universidade de Brasília - Campus FGA, com o foco em prover informações quantitativas a respeito da carga e categorias de trabalho dos servidores administrativos.
Problema Principal | Dificuldade do acompanhamento e gerenciamento dos serviços solicitados |
Afeta | Alunos e Funcionários da UnB |
Cujo impacto do problema | São Reclamações sobre a solução atual, demora no atendimento e dificuldades do gerenciamento |
Uma boa solução seria | Um software que tornasse a solicitação mais simples e rápida, além de automatizar o levantamento das solicitações de atendimento, gerando relatórios com os dados para maior controle da demanda |
Visão Geral do Produto
Perspectiva do produto
Trata-se de um Sistema WEB que tem como objetivo gerenciar o fluxo de solicitações de atendimento, que terá níveis de acesso de seus usuários.
O sistema emitirá relatórios em relação a demanda de trabalho dos servidores administrativos .
O sistema utilizará os dados da rede interna da FGA para que possa autenticar os usuários.
O sistema registrará todas as ações realizadas como : abrir um novo atendimento , fechar um novo atendimento , qual usuário realizou a operação , duração , dentre outros.
Arquitetura da Solução
O sistema será desenvolvido em Ruby 1.9.3 e Rails 3.2.15.
Usuários
Envolvidos
Os usuários envolvidos no desenvolvimento da aplicação compreendem :
- Diretor geral da Universidade de Brasília, Campus Gama;
- Funcionários da Universidade de brasília;
- Equipe de Desenvolvimento;
- Orientador do Projeto.
- Representante do CPD.
Necessidades
- N1 - Gerenciar as solicitações de atendimentos, locais de atendimento e tipos de atendimento;
- N2 - Gerar relatórios sobre os atendimentos;
- N3 - Preencher os dados pessoais automaticamente somente por meio da matrícula/nome de alunos, professores e funcionários;
- N4 - Facilitar a solicitação do atendimento, tornando-a mais rápida por meio de um número menor de dados necessários para o preenchimento e o menor número de operações possíveis;
- N5 - O servidor administrativo deve controlar a demanda de atendimento, a finalizando e podendo encaminhá-la para outro setor caso seja necessário. O trâmite total do processo deve ser mantido para auditoria posterior.
- N6 - O servidor administrativo deve realizar um login para poder visualizar as solicitações demandadas por meio de uma lista dos atendimentos solicitados;
- N7 - O servidor administrativo deve poder filtrar as solicitações de atendimentos, de acordo com o tipo de serviço;
- N8 - O usuário do sistema deve ser autenticado pelo mesmo mecanismo de autenticação da rede interna
- N9 - O sistema deve permitir diferentes níveis de acesso.
- N10 - Filtrar os atendimentos por local, tipo ou data.
- N11 - O sistema deve registrar os dados de acesso dos usuários.