ENADE 2017

28 de Setembro de 2017, 16:21 , por Paula Meyer Soares - 0sem comentários ainda | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Sobre o Enade 2017

Neste ano, a prova acontecerá dia 26 de novembro. Os locais de prova serão informados ao aluno pelo INEP após o preenchimento do Questionário do Estudante.

O Enade é o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes. Essa prova é um dos instrumentos usados pelo Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) para avaliar o desempenho dos alunos em relação às competências previstas no projeto do curso. As questões do exame são elaboradas de forma a evidenciar o que o aluno é capaz de fazer com o conteúdo aprendido.

Quem é considerado concluínte

Para os cursos de Bacharelado e Licenciatura: São os alunos de cursos de graduação de bacharelado e licenciatura que tiverem concluído mais de 80% da carga horária mínima do currículo até o término das inscrições, assim como aqueles que tenham expectativa de conclusão até julho de 2018.

Para os cursos Tecnológicos: são considerados concluintes os estudantes de cursos de graduação tecnológica que tiverem concluído mais de 75% da carga horária mínima do currículo, ou aqueles com expectativa de conclusão do curso até dezembro de 2017.
O aluno que concluir todas as atividades previstas no currículo até 31 de agosto, mas que, por qualquer motivo, não tiver colado grau até esta data, também deverá ser inscrito e realizar o ENADE.

Quem deve fazer

Você deverá participar do Enade se for considerado concluinte de um dos cursos selecionados pelo Ministério da Educação.

A escolha dos cursos é feita pelo MEC e a seleção dos alunos é feita pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas (Inep). Todos os cursos são reavaliados a cada três anos.

Alunos dispensados

Ficam dispensados de realizar a prova em 2017 os estudantes que se enquadram em uma das seguintes condições:

• que colarem grau até o dia 31 de agosto de 2017;
• estiverem, na data da prova, oficialmente matriculados e cursando atividades curriculares fora do Brasil, em instituição conveniada com a Unisinos.
• ingressantes dos cursos avaliados pelo Enade 2017;
• ingressantes e concluintes inscritos em situação irregular junto ao Enade de anos anteriores.

Por que você deve fazer

Para monitorar e melhorar a qualidade do ensino superior no Brasil, o Ministério da Educação (MEC) estipulou o Enade como um exame obrigatório, e por isso a sua participação é indispensável para a emissão do seu diploma.

Se você realizar a prova, ou se for dispensado dela, a informação constará no seu histórico escolar.

Cadastro do Estudante

Em 2017, o estudante inscrito para participar do Enade deverá realizar seu cadastro no site do Inep. O prazo para o preenchimento vai até o dia da prova.

Questionário do Estudante

Uma das etapas do Enade é o preenchimento do Questionário do Estudante. Ele é obrigatório para a sua participação.

Você deve preenchê-lo no site do Inep, entre 4 de setembro e 26 de novembro de 2017. Essa etapa é imprescindível para que o aluno tenha acesso ao local da prova, que será divulgado a partir de 13 de novembro, e receba o Cartão de Informação, que deve ser levado junto no dia da prova.

Preencha o Questionário do Estudante aqui

Cursos da FGA que serão avaliados

• Engenharias;
  • Engenharia de Energia;
  • Engenharia Automotiva;
  • Engenharia Eletrônica;
  • Engenharia Aeroespacial.

Seu nome não está na lista mas é considerado concluínte?

Se você atende aos requisitos ou tem intenção de se formar até julho de 2018 (data referente à cursos bacharelados e licenciaturas) ou dezembro de 2017 (data referente à cursos tecnológicos), você deve solicitar a inscrição para o ENADE 2017 junto ao DEG ate o dia 25 de agosto.

Alunos em situação irregular

Alunos que não realizarem o exame ficarão em situação irregular e só poderão colar grau quando a situação for regularizada junto ao INEP/MEC.

Saiba mais sobre a prova deste ano

Confira as principais datas do ENADE 2017:

18/8 – Prazo máximo para solicitar a inclusão do nome na lista caso o aluno atenda os pré-requisitos ou tem intenção de se formar até julho de 2018 (bacharelados) ou dezembro de 2017 (tecnológicos) e não esteja na lista. Essa também é a data limite para o aluno fazer seu cadastro no site do Inep (inep.gov.br).
04/09 – Início do período para a resposta eletrônica ao Questionário do Estudante. Para preenchê-lo, o aluno deverá acessar o inep.gov.br.
26/11 – Data da realização da prova nos locais indicados pelo INEP, com início previsto para às 13h. Os estudantes deverão comparecer ao local da prova para identificação até às 12h15min.

Dia da Prova

Informações importantes sobre a prova do Enade:
Data da Prova: 26 de novembro de 2017. O tempo mínimo de permanência no local de prova é de 1 (uma) hora.

Horário: A prova terá início às 13 horas, segundo o horário oficial de Brasília, não sendo permitida a entrada no local após esse horário. A participação no Enade 2017 será atestada por meio da assinatura do estudante na lista de presença de sala e no cartão de respostas às questões objetivas da prova.
Os estudantes deverão conhecer antecipadamente o seu local de prova e estimar o tempo necessário ao percurso desde sua residência, observando a data e o horário estabelecido – 12h15min (horário oficial de Brasília) do dia 26 de novembro de 2017.

Local: O aluno selecionado para participar do Enade 2017 conhecerá a informação sobre seu local de prova somente após terminar de responder todo o questionário; neste momento, poderá ser feita a impressão do Cartão de Informação do Estudante.

0sem comentários ainda

Os campos são obrigatórios.

Se você é um usuário registrado, pode se identificar e ser reconhecido automaticamente.