Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Histórico

23 de Setembro de 2016, 3:00 , por Álvaro Fernando Matos de Souza - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1651 vezes

O Encontro de Ciência e Tecnologia do Gama (ECT) teve início em outubro de 2009 e contou com a participação de mais de 230 pessoas, com alunos ainda no 3º semestre dos cursos e pouco mais de 30 professores. Dentre os participantes estavam estudantes, professores, pesquisadores, servidores da FGA e membros da comunidade do Gama. Na programação do ECT 2009 foram apresentadas três palestras com temas em Ciência e Tecnologia, três sessões de trabalhos acadêmicos e três sessões para trabalhos de pesquisa. No evento houve também sessões para apresentação de pôsteres de trabalhos desenvolvidos na FGA. Dentre os temas abordados no ECT 2009, os trabalhos submetidos na forma de resumo de uma página foram divididos em dois tipos: trabalhos acadêmicos desenvolvidos como projetos nas disciplinas de graduação e trabalhos de pesquisa desenvolvidos no contexto de projetos de Iniciação Científica.

Em novembro de 2010, foi realizado o II ECT, com a participação de aproximadamente 50 professores e alunos de até o 5º semestre dos cursos de Engenharia da FGA. Os objetivos continuaram os mesmos, porém uma série de melhorias foi implementada: ampliação do formato de submissão de artigos, contemplando resumo estendido de quatro páginas; padrão de submissão de acordo com o modelo da Sociedade Brasileira de Computação para artigos científicos; avaliação dos artigos pelos professores do campus; participação de palestrantes externos, de empresas e universidades; realização de minicursos sobre temas relacionados aos cursos de graduação do campus; submissão de artigos provenientes de outras universidades de ensino superior.

Em 2011, o III ECT estimulou a pesquisa e a extensão proporcionando um espaço para divulgação de trabalhos científicos, promoção do debate de ideias, disseminação de novas áreas do conhecimento e da tecnologia, bem como novas formas de integração entre Universidade e Empresa. Além disso, o ECT 2011 ofereceu minicursos e palestras sobre uso de novas tecnologias tanto em âmbito acadêmico quanto empresarial, visitas técnicas a empresas de Brasília e sessões técnicas para apresentação dos artigos.

O IV ECT aconteceu em 2012 e contou com a presença de 350 participantes, 110 trabalhos submetidos. Durante o evento foram ofertados 12 minicursos que abrangeram as cinco áreas da Engenharia oferecidas no campus da FGA, além da área de Catálise e Química.

Em novembro de 2013 aconteceu o V ECT, Durante o evento, foram oferecidos 3 workshops, 10 minicursos, 2 seminários, um painel de debates sobre o  Mercado de Trabalho em Engenharia e o Sistema Profissional” e 8 palestras de destacados acadêmicos e profissionais de diversas áreas, incluindo a ex-aluna da UnB e CEO da General Electric no Brasil,Adriana Machado.

O VI ECT, aconteceu no mês de novembro de 2014 e contou com a participação de oito palestrantes nacionais e internacionais de renome e contemplou as áreas de Engenharia de Software, Engenharia de Energia, Engenharia Eletrônica, Engenharia Automotiva e Engenharia Aeroespacial.

O VII ECT, aconteceu no mês de outubro de 2015, e teve como principal proposta a promoção do conhecimento científico tanto na pesquisa quanto na extensão da inter-relação da Universidade-Comunidade.

O tema do VIII ECT, realizado em outubro de 2016, foi "de Alunos para Alunos", possibilitando o compartilhamento de experiências de mercado e revializando o empreendedorismo dentro do campus.  Esse novo conceito foi introduzido para que os próprios estudantes apresentassem e organizassem o ECT.

O IX Encontro de Ciência e de Tecnologia, realizado em outubro de 2017, se intitulou ECT Pocket porque o evento teve um formato pequeno e com mais objetividade. Como todos os anos, a ECT Pocket teve apresentações de trabalhos académicos e científicos, stand de exposições, palestras e minicursos.