Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Engenharia de Energia

6 de Agosto de 2013, 15:13 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 21508 vezes
Licenciado sob CC (by)

Informações Gerais

  • Habilitação: Bacharelado em Engenharia de Energia
  • Créditos mínimos para formatura: 255 (incluindo Estágio Obrigatório)
  • Duração: 5 Anos
  • Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama
  • Turno: Diurno - período integral
  • Numero de semestre: 10 (mínimo) / 16 (máximo). Recomendado: 10

O que é o curso

O escopo de atuação do Engenheiro de Energia enquadra-se no desenvolvimento de atividades de projeto, instalação e operação de sistemas de geração e transmissão de energia elétrica, em atividades tecnológicas em empresas associadas ao uso e produção de combustíveis fósseis ou de biocombustíveis e no planejamento e gestão energética na indústria ou em órgãos governamentais. O campo de aplicação desse escopo de atuação inclui os sistemas de geração e transmissão de eletricidade, incluído a produção de energia elétrica por meio de hidrelétricas, termelétricas, fazendas eólicas, entre outras; sistemas de produção e distribuição de petróleo e gás natural; sistemas de produção, distribuição e utilização de biocombustíveis; sistemas de otimização do uso da energia elétrica em centros urbanos e instalações prediais; sistemas de utilização de energia solar térmica e fotovoltaica; gestão de empresas no setor de energia em geral; na indústria e nos órgãos de governo competentes.

O curso na UnB

O curso de Engenharia de Energia é oferecido pela Faculdade UnB Gama (FGA) desde o segundo semestre de 2008. Quando ingressar nessa unidade, o estudante não optará imediatamente por um dos cursos de engenharia oferecidos nessa faculdade. Ao invés disso, o aluno cursará, por três períodos letivos completos, o que é denominado “Engenharia”, em que terá contato com boa parte de sua formação básica em Matemática, Física, Química e Computação. No final do terceiro período letivo o estudante fará a escolha do seu curso entre as modalidades específicas oferecidas pela Faculdade UnB/Gama. Havendo escolhido pela formação em Engenharia de Energia, o estudante continuará sua instrução básica que, gradualmente, será direcionada para disciplinas de formação específica em Termodinâmica, Transferência de Calor, Conversão Eletromecânica de Energia, Centrais de Geração Termoelétrica, Economia da Energia, entre muitas outras necessárias à sua formação.

Durante o curso, o estudante participará de atividades de projetos em disciplinas específicas que o colocarão, desde o segundo ano, em contato com atividades práticas que permitirão e auxiliarão no desenvolvimento de sua capacidade de trabalho coordenado e em equipe.

É previsto pelo menos um estágio supervisionado, realizado fora da Universidade.

No final da graduação, o estudante deve realizar um trabalho de conclusão de curso.

Infraestrutura

A atual sede do campus UnB/Gama conta com uma Unidade Acadêmica (UAC), uma Unidade de Ensino e Docência (UED) e um centro de convivência. Os edifícios são de dois pavimentos, sendo o centro de convivência no andar térreo. A área construída prevista para cada uma das unidades é de aproximadamente 5.200 m². Na UED estão locadas as salas de professores, os serviços de secretaria, laboratórios, diretoria e coordenação acadêmica. Na UAC, estão locadas salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca e auditório.


Categorias

Engenharia de Energia