Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Engenharia Aeroespacial

6 de Agosto de 2013, 3:00 , por Administrador - | 3 pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 51483 vezes
Licenciado sob CC (by)

Informações Gerais:

  • Habilitação: Bacharelado em Engenharia Aeroespacial
  • Carga-horária total: 262 créditos (3.930 horas)
  • Duração: 5 Anos
  • Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama
  • Turno: Diurno
  • Numero de semestre: 8 (mínimo) / 18 (máximo)

O que é o Curso

O escopo de atuação do Engenheiro Aeroespacial enquadra-se no desenvolvimento de atividades de projeto e manufatura de veículos aéreos e espaciais e de suas partes, na integração de sistemas aeroespaciais, no planejamento da produção, bem como nos serviços de manutenção e comercialização de produtos e serviços aeroespaciais. O campo de aplicação inclui aviões de passageiros e cargueiros, helicópteros, foguetes, mísseis, satélites e espaçonaves, dentre outros.

O curso na UnB

O curso de Engenharia Aeroespacial é oferecido pela Faculdade UnB Gama (FGA) desde o primeiro semestre de 2012. Quando ingressar nessa unidade, o estudante não optará imediatamente por um dos cursos de engenharia oferecidos nessa faculdade. Em lugar disso, o ingresso ocorrerá em um curso denominado “Engenharia”, no qual o aluno permanecerá por três períodos letivos completos e receberá boa parte de sua formação básica em Matemática, Física, Química e Computação. No final do terceiro período letivo o estudante fará a escolha do seu curso, entre as modalidades específicas oferecidas pela FGA. Havendo escolhido pela formação em Engenharia Aeroespacial, o estudante continuará sua instrução básica que, gradualmente será direcionada para disciplinas de formação específica em Termodinâmica, Aerodinâmica, Propulsão, Sistemas de Controle, Estruturas e Materiais, entre outras necessárias à sua formação. Durante o curso, o estudante participará de atividades de projetos em disciplinas específicas que o colocam desde o segundo ano em contato com a atividade prática de engenharia e permitem o desenvolvimento de sua capacidade de trabalho coordenado e em equipe. É previsto pelo menos um estágio supervisionado, realizado fora da Universidade. No final da graduação, o estudante deve realizar um trabalho de conclusão de curso.

Infraestrutura

A atual sede do campus conta com uma Unidade Acadêmica (UAC), uma Unidade de Ensino e Docência (UED) e um centro de convivência. Os edifícios são de 2 pavimentos, sendo o centro de convivência térreo. A área construída prevista para cada uma das unidades é de aproximadamente 5.200 m2. Na UED serão locadas as salas de professores, os serviços de secretaria, laboratórios, diretoria, coordenação acadêmica. Na UAC, serão locadas salas de aula, laboratórios de informática, biblioteca e um auditório.

Os laboratórios didáticos especializados implantados na faculdade contam com equipamentos e instalações adequadas para o atendimento de todos os cursos do campus UnB Gama em geral, e em particular, a Engenharia Aeroespacial. A seguir, apresentam-se informações adicionais dos laboratórios existentes.

 

Laboratórios: 

Laboratório de Eletricidade Aplicada

Laboratório de Materiais

Laboratório de Mocap

Laboratório de Modelagem de Sistemas

Laboratório de Informática

Laboratório NEI

Laboratório de Processos de Fabricação

Laboratório de Propulsão Química 

Laboratório de  Química

Laboratório de Sistemas Aeroespaciais

Laboratório de Termociências