Ir para o conteúdo
ou

Eletronica
Tela cheia

Engenharia Eletrônica

6 de Agosto de 2013, 15:13 , por Administrador - | 2 pessoas seguindo este artigo.
Visualizado 20178 vezes
Licenciado sob CC (by)

Informações Gerais:

  • Habilitação: Bacharelado em Engenharia Eletrônica
  • Créditos mínimos para formatura: 243 (incluindo Estágio Obrigatório)
  • Duração: 5 Anos
  • Unidade Acadêmica: Faculdade UnB Gama
  • Turno: Diurno - Período Integral
  • Numero de semestre: 10 (mínimo) / 16 (máximo)
 

O que é o curso

A Engenharia Eletrônica utiliza os princípios físicos da eletricidade e do magnetismo para a construção, a partir de componentes elétricos e eletrônicos, de uma vasta gama de equipamentos. Uma parte dos trabalhos concentra-se na eletrônica analógica, que envolve aplicações como captação, gravação, amplificação e reprodução de sinais sonoros e de vídeo. Entretanto, hoje, uma parte substancial do trabalho está ligada à eletrônica digital e, particularmente, aos microcomputadores e microprocessadores. Com essa tendência, a programação de alto e de baixo nível são componentes essenciais na formação do Engenheiro Eletrônico.

Perfil Profissional

O profissional em Engenharia Eletrônica deve ser proficiente em várias áreas do conhecimento, como a Matemática, a Física, a Estatística e os tópicos específicos da Eletrônica. Deve também ter conhecimentos básicos acerca de outras engenharias, como a Engenharia Civil e a Engenharia Mecânica.

O Engenheiro Eletrônico deve ter um bom conhecimento dos diversos materiais elétricos e magnéticos usados na área, como a programação de microcomputadores. A eletrônica e os microprocessadores estão causando uma revolução na eletrônica embarcada, tornando os aparelhos usados no dia a dia cada vez mais inteligentes. Boa parte do trabalho que permite esse avanço é realizado pelo Engenheiro Eletrônico.

Mercado de trabalho

Os empregos da área vão desde microempresas até multinacionais de grande porte. Esse fator oferece segurança e flexibilidade ao profissional da área, mesmo em tempos de crise econômica.

Área de atuação

Projeto de circuitos eletrônicos;
Documentação de circuitos eletrônicos;
Teste em circuitos eletrônicos;
Adaptação de circuitos eletrônicos à montagem de sistemas;
Manutenção de circuitos eletrônicos;
Venda de sistemas eletrônicos de alta complexidade;
Administração de empresas;
Ensino