NOVOS LEONARDOS NO GAMA é como denominamos a ação do plano na plataforma LEONARDO, das Organizações Leonardo, Massachussets Institute of Technology- ISAST, plataforma de Instituições, pesquisadores e cientistas, presidida pelo astrofísico Roger Malina. Incorporamos a figura dos NOVOS LEONARDOS na FGA, ou do cientista/artista/engenheiro Leonardo da Vinci, que renasce na contemporaneidade pela soma de saberes entre artistas e cientistas. Trata-se de um movimento internacional ancorado no cruzamento de arte, ciência e tecnologia, visando à combinação da inteligência de artistas e cientistas, numa inteligência coletiva de práticas colaborativas transdisciplinares (MALINA, 2009).
Novos LEONARDOS no GAMA: ARTE e TECNOCIÊNCIA
REENGENHARIA DA VIDA:
Reengenharia da natureza
Reengenharia dos sentidos
Reengenharia da cultura
O plano de ação em sua vigência maior sob os três eixos temáticos tem por foco o fator humano das tecnologias, com vistas à vida do planeta, sustentabilidade, corpo expandido e outros desafios estéticos, artísticos e antropológicos para o desenvolvimento de sistemas biocíbridos (bio+ciber+híbrido) na interação humano-computador – IHC. Pesquisas filosóficas, artísticas, leis científicas levam à escrita de software e desenvolvimento de hardware para geração de sistemas complexos que resultam do trânsito de conhecimentos de vários especialistas, Tenta-se sintetizar o artista/ gênio em práticas colaborativas transdisciplinares de artistas, cientistas e humanistas. Objetos comuns de investigação somam conhecimentos das cinco Engenharias e do Mestrado em Eng. Biomédica com pesquisas do PPGArte. Destaca-se a liderança do Prof. Dr. Adson Rocha na parceria de direção do grupo de Pesquisa em Arte e TecnoCiência da UnB e, a efetiva e eficiente presença do Prof. Dr. Cristiano Miosso nas discussões teóricas e nas práticas laboratoriais ligadas aos problemas de pesquisa que culminam na geração de sistemas biocíbridos (BWAS) com os temas de processamento de sinais, data visualization, ligados a biomas, clima e biodiversidade, leis e fenômenos do cosmos, interfaces sinestésicas que redefinem e suplementam a fisiologia corporal em biofeedback e bioengenharia. Práticas de laboratório geram circuitos miniaturizados sem fio para comunicação remota e portabilidade que são soluções criativas do aparato tecnológico desafiando o ecossistema. Essas questões serão detalhadas posteriormente.
Roger Malina assinala a capacidade de colaborar para formas contemporâneas de arte, fundidas ao ambiente científico. Como decorrência, surge uma epistemologia transdisciplinar pela transversalidade de várias ciências e disciplinas que informam ações artísticas e práticas culturais e científicas renovadas. Já é chegado o momento de se propor uma história da arte, ciência e tecnologia em torno da Artemídia, regida pela comenta a história da arte e ciência em várias épocas. Historiadores, críticos, pesquisadores, artistas e curadores identificam modalidades de produção, seu processo regenerado pelo digital, o funcionamento de instituições, espaços de exibição, conservação, bem como aplicações para educação, entretenimento, saúde, indústria e economia (Domingues, 2009) .