Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Projetos

6 de Agosto de 2013, 14:59 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 901 vezes
Licenciado sob CC (by)

Projetos (Visão Geral)


**PROJETOS DE PESQUISA**

2013 - Atual
Sistema Multiagentes da UnB / Faculdade do Gama

Descrição: Trata-se de um grupo de pesquisa visando investigar a aplicabilidade do paradigma de Sistemas Multiagentes em diferentes tópicos, tais como: Arquitetura Orientada a Serviços, Mobildade, Simulação e Robótica. O grupo conta atualmente com seis alunos de graduação da própria UnB/FGA. São eles: Caique Rodrigues Peixoto, Gabriel Augusto Barbosa, Levino Moisés Porto, Tomáz Martins, Thaiane Braga, Arthur Jahn Sturzbecher e André Cruz. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.
Alunos envolvidos atualmente: Graduação: (7) .

Integrantes: Milene Serrano - Coordenadora / Maurício Serrano - Co-orientador / Caique Rodrigues Peixoto - Integrante Atual / Gabriel Augusto Barbosa - Integrante Atual / Levino Moisés Porto - Integrante no CsF / Alessandro Caetano Beltrão - Integrante da Primeira Geração do Projeto / Guilherme Muniz - Integrante da Primeira Geração do Projeto  / Tomáz Martins - Integrante Atual / Thaiane Braga - Integrante Atual / Arthur Jahn Sturzbecher - Integrante Atual /  André Cruz - Integrante Atual /.
**********

2006 - 2007
Projeto Apyon Studio - FASE II

Descrição: Descrição do Projeto: O Projeto APYON STUDIO - Fase II consistiu no desenvolvimento de um software comercial para tratar regras de negócio e integração com várias ferramentas CASE. Dentre os principais objetivos desse projeto destacam-se: - estudo de metodologias para representação, especificação, armazenamento e implementação de regras de negócio; - estabelecimento de padrões de regras de negócio; - desenvolvimento de módulos para tratar regras de negócio, e - desenvolvimento e implementação de um software comercial voltado às regras de negócio. Dados Gerais do Projeto: Orientadora : Valdirene Fontanette Unidade : APYON TECHNOLOGY S.A. e UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO CARLOS Sub-área : Metodologias e Técnicas da Computação Título : "MODELO GRÁFICO DE DEPENDÊNCIAS ENTRE AS REGRAS DE NEGÓCIO E O IMPACTO FÍSICO E FINANCEIRO SOBRE A MANUTENÇÃO" .
Situação: Concluído; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Serrano - Integrante / Valdirene Fontanette - Coordenadora / Edson K. Nakamura - Integrante / Ubirajara Maltez - Integrante / Marco Antonio - Integrante / Camila Koz - Integrante / Gustavo Carmo - Integrante.
Financiador(es): Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo - Bolsa.

**********

1996 - Atual
Membro do Grupo de Pesquisa LES

Descrição: O Grupo de Pesquisa LES - PUC-Rio é responsável pela pesquisa e o desenvolvimento de vários projetos, tal como o Projeto Engenharia de Software para Sistemas Multi-Agentes, ESSMA (CNPq - 552068/2002-0). Mais detalhes podem ser encontrados em: http://wiki.les.inf.puc-rio.br/index.php/Main_Page e http://www.les.inf.puc-rio.br/ e http://dgp.cnpq.br/buscaoperacional/detalhegrupo.jsp?grupo=0111103JDCJ0EH.
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa.

Integrantes: Milene Serrano - Integrante / Carlos José Pereira de Lucena - Coordenador.
Financiador(es): Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro / Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Auxílio financeiro / Financiadora de Estudos e Projetos - Auxílio financeiro / Globo.com - Auxílio financeiro / IBM - Auxílio financeiro.
**********
**PROJETOS DE EXTENSÃO**

2013 - Atual
UnB/FGA (Graduação) - Investigação de Ambientes de Ensino Inovadores: A Plataforma Alice e Outros como uma Interface Interativa para Ensino do Paradigma da Orientação a Objetos

Descrição: A principal motivação para a realização desse projeto consiste em investigar formas alternativas para ensino da área de Engenharia de Software e afins, em especial, junto aos recém ingressados na(s) mesma(s). As plataformas Alice (uma proposta da Carnegie Mellon University) e Scratch (uma proposta do Massachusetts Institute of Technology) corroboram nesse sentido, dando um primeiro passo, uma vez que essas plataformas exploram o uso de recursos inovadores, tais como: a tecnologia 3D com animações gráficas, jogos interativos e vídeos compartilhados na Web. Adicionalmente, os ambientes de ensino propiciados pelas plataformas possibilitam aos estudantes visualizar imediatamente seus programas em execução, o que pode, de acordo com os autores de ambas as plataformas, melhorar e muito a capacidade de aprendizado desses estudantes. Finalmente, tratam-se de ferramentas gratuitas, as quais podem ser instaladas nos laboratórios bem como nas máquinas pessoais de cada estudante, viabilizando inclusive estudos extraclasse. ALUNOS ORIENTADOS NO PROJETO ATUALMENTE: 1 aluna de graduação (voluntária) do Curso de Engenharia de Software da UnB/FGA. OBS: O projeto não conta com apoio financeiro, mas está institucionalizado na UnB/FGA pelo colegiado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos atualmente: Graduação: (1) .

Integrantes: Milene Serrano - Coordenadora / Maurício Serrano - Integrante / Giovanni Almeida Santos - Integrante / Ludimila da Bela Cruz - Integrante /.
**********
 
2014 - Atual
PIBIC - Ensino Médio & ProIC/UnB - Mais Meninas na Robótica

Descrição: A Universidade de Brasília - Faculdade do Gama (UnB/FGA) é fruto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB. Esse plano de desenvolvimento determinou a instalação de novos campi de ensino superior, vinculados ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O intuito era aproximar os núcleos de ensino superior às comunidades mais afastadas dos grandes centros. Assim, a UnB/FGA originou-se como um polo de tecnologia para as cidades no entorno do Gama/DF. Apesar da proposta inicial do campus da UnB/FGA, percebe-se, na prática, uma participação ainda muito pequena dos alunos de escolas da área de abrangência do mesmo nos processos de seleção da universidade. Diante desse cenário, o presente projeto preocupa-se em dar continuidade às ações do Projeto PIBIC-EM 2013/2014, oferecendo aos alunos de ensino médio, mais especificamente, aos alunos do CEM01 (Centro de Ensino Médio 01) do Gama/DF, uma oportunidade de integração e socialização dos mesmos junto à UnB/FGA, através de uma proposta de ensino lúdica, interativa e multidisciplinar na Robótica Educacional. O projeto de ensino, pesquisa e extensão conta com o apoio financeiro do PIBIC - Ensino Médio junto ao ProIC/UnB. O projeto almeja ainda o ensino e a iniciação científica dos alunos participantes no projeto. Basicamente, será explorada/experimentada a Robótica Educacional bem como ambientes de ensino à programação (Scratch, Alice e RoboMind). ALUNAS ATENDIDAS PELO PROJETO: 5 alunas de ensino médio (bolsistas) e 1 aluna de graduação (voluntária). VALOR FINANCIADO (TOTAL): R$ 6.000,00, sendo 5 bolsas de R$ 100,00/mês (cada) por 12 meses (máximo). 
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 

Integrantes: Milene Serrano - Coordenadora / Maurício Serrano - Co-orientador / Ludimila da Bela Cruz - graduanda voluntária.
Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio - Bolsa.
**********
 
2014 - Atual
PIBIC - Ensino Médio & CNPq - Meninas na Robótica

Descrição: Trata-se de um projeto que atua, em combinação com o Projeto PIBIC-EM 2014/2015 Mais Meninas na Robótica visando trabalhar o tema Robótica Educacional com uso de Vant, Arduino e outros recursos para possibilitar a iniciação científica e à programação de software junto às alunas do Ensino Médio do CEM 01 do Gama bem como a iniciação científica de uma graduanda da UnB/FGA - Engenharia de Sofware. ALUNAS ATENDIDAS PELO PROJETO: 2 alunas de ensino médio (bolsistas), com possibilidade de aumentar, e 1 aluna de graduação (bolsista). O projeto conta com recursos de capital e custeio junto ao CNPq.
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão. 

Integrantes: Milene Serrano - Co-orientadora / Maurício Serrano - Coordenador  / Brenda Tagna - graduanda bolsista/ Ludimila da Bela Cruz - graduanda voluntária.
Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio - Bolsa.

**********
 
2013 - 2014
PIBIC - Ensino Médio & ProIC/UnB - Investigação de Ambientes de Ensino Inovadores: A Plataforma Alice como uma Interface Interativa para o Aprendizado da Programação Orientada a Objetos

Descrição: A Universidade de Brasília - Faculdade do Gama (UnB/FGA) é fruto do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da UnB. Esse plano de desenvolvimento determinou a instalação de novos campi de ensino superior, vinculados ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). O intuito era aproximar os núcleos de ensino superior às comunidades mais afastadas dos grandes centros. Assim, a UnB/FGA originou-se como um polo de tecnologia para as cidades no entorno do Gama/DF. Apesar da proposta inicial do campus da UnB/FGA, percebe-se, na prática, uma participação ainda muito pequena dos alunos de escolas da área de abrangência do mesmo nos processos de seleção da universidade. Diante desse cenário, o presente projeto preocupa-se em oferecer aos alunos de ensino médio, mais especificamente, aos alunos do CEM01 (Centro de Ensino Médio 01) do Gama/DF, uma oportunidade de integração e socialização dos mesmos junto à UnB/FGA, através de uma proposta de ensino lúdica, interativa e multidisciplinar em Ambientes de Ensino Inovadores. O projeto de ensino, pesquisa e extensão conta com o apoio financeiro do PIBIC - Ensino Médio junto ao ProIC/UnB. O projeto almeja ainda o ensino e a iniciação científica dos alunos participantes no projeto. Basicamente, serão explorados/experimentados ambientes de ensino inovadores, tal como os propostos pela Plataforma Alice e o Ambiente Scratch. Ambos usam recursos 3D, animações gráficas e outros recursos lúdicos para facilitar o ensino da programação orientada a objetos. ALUNOS ATENDIDOS PELO PROJETO: 6 alunos de ensino médio (bolsistas) e 1 aluna de ensino médio (voluntária). VALOR FINANCIADO (TOTAL): R$ 6.600,00, sendo 6 bolsas de R$ 100,00/mês (cada) por 11 meses..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Milene Serrano - Coordenadora / Maurício Serrano - Integrante / Giovanni Almeida Santos - Integrante.
Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio - Bolsa.

**********
2013 - 2014
PIBIC Ensino Médio & ProIC/UnB - Robótica na Descoberta de Novos Talentos na Engenharia

Descrição: Esse projeto visa expandir a parceria já existente entre os professores da UnB/FGA e a escola Centro de Ensino Médio Integrado (CEMI) do Gama-DF, integrando alunos de ensino médio ao Laboratório de Robótica Educacional da UnB/FGA. Os alunos participam de atividades de construção e programação de robôs, utilizando kits educacionais de robótica. ALUNOS ATENDIDOS PELO PROJETO: 6 alunos de ensino médio (bolsistas). VALOR FINANCIADO (TOTAL): R$ 6.600,00, sendo 6 bolsas de R$ 100,00/mês (cada) por 11 meses..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Milene Serrano - Integrante / Maurício Serrano - Coordenador / Giovanni Almeida Santos - Integrante.
Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio - Bolsa.
**********

2013 - 2014
PIBIC Ensino Médio & ProIC/UnB - Robótica no Incentivo à Formação de Engenheiros

Descrição: O projeto visa: - despertar o interesse dos alunos do CEMI do Gama (escola de ensino médio atendida pelo presente projeto) pela área da Engenharia, mais especificamente, pelos cursos oferecidos pela Faculdade UnB/Gama (Software, Eletrônica, Energia, Aeroespacial e Automotiva); - estimular nos alunos o interesse pela pesquisa e pela publicação de resultados, incentivando-os a participar de eventos, tais como Congresso de Iniciação Científica da UnB e Encontro de Ciência e Tecnologia do Gama. O projeto conta ainda com um Laboratório de Robótica Educacional que contém kits educacionais de robótica, os quais possibilitam aos alunos do CEMI construírem e programarem robôs de forma simples e lúdica. Com isso, os alunos podem desenvolver sua capacidade de raciocínio lógico a partir do aprendizado adquirido na construção de programas que comandem os robôs na execução de tarefas. ALUNOS ATENDIDOS PELO PROJETO: 6 alunos de ensino médio (bolsistas). VALOR FINANCIADO (TOTAL): R$ 6.600,00, sendo 6 bolsas de R$ 100,00/mês (cada) por 11 meses..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.

Integrantes: Milene Serrano - Integrante / Maurício Serrano - Integrante / Giovanni Almeida Santos - Coordenador.
Financiador(es): Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica - Ensino Médio - Bolsa.
**********

2013 - 2014
UnB/FGA (Graduação) - Padrões em Robótica: Construindo uma Biblioteca de Ações

Descrição: Na disciplina Fundamentos de Robótica da UnB/FGA os alunos implementam diversos projetos em Robótica. Várias ações desempenhadas pelos robôs, como por exemplo desviar de obstáculos ou chutar uma bola, são recorrentes nos projetos de um mesmo grupo. Algumas ações são recorrentes até mesmo em projetos de grupos diferentes. O presente projeto procura identificar essas ações recorrentes e construir uma biblioteca de ações que possa ser reutilizada pelos alunos. Almeja-se ainda permitir que essas ações sejam utilizadas como blocos de construção na programação. A idéia do projeto é aplicar o conceito de Padrões de Projeto da Engenharia de Software uma das formas mais eficazes para reutilização de código na área da Robótica Educacional. ALUNOS ORIENTADOS EM CONJUNTO COM O COORDENADOR DO PROJETO: 4 alunos de graduação (voluntários) do Curso de Engenharia de Software da UnB/FGA. OBS: O projeto não conta com apoio financeiro, mas está institucionalizado na UnB/FGA pelo colegiado..
Situação: Em andamento; Natureza: Extensão.
Alunos envolvidos: Graduação: (4) .

Integrantes: Milene Serrano - Integrante / Maurício Serrano - Coordenador / Giovanni Almeida Santos - Integrante.
**********
**PROJETOS DE DESENVOLVIMENTO**
2013 - Atual
FRAMEWORK de Soluções de TI para o Ministério das Comunicações

Descrição: O objetivo deste Projeto de Cooperação Técnica entre a Faculdade do Gama da Universidade de Brasília (FGA-UNB) e o Ministério das Comunicações (MC) é produzir conhecimentos, assentados em bases acadêmico-científicas, que possam viabilizar a elaboração e a implantação de um framework de soluções de Tecnologia da Informação (TI) para o MC, de forma a proporcionar um alinhamento entre as suas estratégias e ações de gerenciamento de TI com a estratégia de governança em TI do MC. Como escopo de um primeiro projeto de cooperação com o MC foram definidos objetivos específicos de gerenciamento de TI no contexto de governança, com foco na estratégia de gerenciamento de TI, processos de contratações de serviços de TI, gestão de projetos e portfólios, gerenciamento de serviços de TI (infraestrutura), e qualidade de software produto (processo de desenvolvimento de software, arquitetura de software), que são definidos como: - Diagnosticar e propor melhorias do gerenciamento da TI no contexto de Governança em Ti (COBIT 5) do MC; - Análise de conformidade legal do processo de contratações de serviços de TI do MC; - Apoio na implantação/capacitação do modelo de Gestão de Projetos do MC (Referência Metodologia de Gerenciamento de Projetos do SISP/MC); - Diagnóstico da situação atual e proposta de melhorias da Infraestrutura de TI; - Definição de um Processo de Desenvolvimento de software do MC, com foco em qualidade de software produto e no contexto de terceirização por Fábrica de Software, e - Melhoria da arquitetura de software do MC..
Situação: Em andamento; Natureza: Desenvolvimento.
Alunos envolvidos: Graduação: (12 em todas as frentes de pesquisa) .

Integrantes: Milene Serrano - Integrante / Maurício Serrano - Integrante / Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro - Coordenador / Ricardo Ajax Dias Kosloski - Integrante / Sérgio Antônio Andrade de Freitas - Integrante / Rildo Ribeiro dos Santos - Integrante / Rejane Maria da Costa Figueiredo - Integrante / Wander Cleber Maria Pereira da Silva - Integrante / George Marsicano Corrêa - Integrante / Elaine Venson - Integrante  / Fabiana Mendes - Integrante.
Bolsistas da Frente de Arquitetura de Software (atual):  André Cruz - Integrante  / Leonn Paiva - Integrante  / Jefferson Xavier - Integrante  / Álex Mesquita - Integrante  / Caio Nardelli - Integrante.
**********