Tela cheia

Projeto e desenvolvimento de um míssil supersônico de alta manobrabilidade com motor estato-reator

7 de Março de 2014, 23:51 , por Olexiy Shynkarenko - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

2014 - 2016

O trabalho é dedicado ao projeto e desenvolvimento numérico e experimental de um míssil supersônico de alta manobrabilidade com motor estato-reator - ramjet. Hoje, ciência e tecnologia aeroespacial são uma prioridade da indústria brasileira. Neste contexto, é muito importante a pesquisa e concepção de novos dispositivos para voo, em especial mísseis de alta manobrabilidade, tipo ramjet. O míssil supersônico com motor estato-reator (ramjet), motor a jato, é um dispositivo de reação que difere de outras opções por sua eficiência, porque tem o combustível armazenado a bordo, e o outro principal componente para a combustão, o oxidante, é retirado da atmosfera, do ar. O desenvolvimento de um dispositivo como o ramjet tem aplicação direta na defesa do território brasileiro, pois pode percorrer longas distâncias em um curto intervalo de tempo. Contra medidas para o deter são extremamente difíceis pois este dispositivo voa a velocidades supersônicas.

Durante a execução do projeto, espera-se atingir a configuração ideal da balística externa e interna do sistema de modo a determinar a propulsão ótima com relação ao impulso específico e as dimensões do motor. Para a execução do projeto teórico e experimental métodos tradicionais de projeto de ramjets serão usados. Na parte teórica, a atenção será focada no estudo do escoamento externo para determinar a geometria ótima do míssil e as condições na entrada da câmera de combustão como também os processos de fluxo de gás no interior do motor, na escolha do combustível, nos processos de combustão e estabilização da frente de chama, no equilíbrio térmico do motor, e por fim na modelagem numérica dos processos de fluxos de gás no interior do motor. Também, será proposta a execução do projeto de uma bancada de testes experimentais de ramjets, o que irá permitir a realização de testes de motores protótipos no recém-criado campus Gama da Universidade de Brasília. A bancada de teste de motor tipo ramjet também pode ser usada para o processo educativo de alunos e para outros trabalhos científicos.
O tempo de duração de projeto proposto é de dois anos. Durante este período de tempo, as investigações teóricas serão realizadas no prazo de um ano, incluindo o estudo das balísticas externas e internas ao míssil, para a concepção do sistema de propulsão e o projeto da bancada. O restante do tempo será dedicado à produção da bancada e a execução dos experimentos. Também, com base em dados experimentais, será possível alterar os modelos físico-matemáticos, a fim de melhorar a precisão das simulações numéricas e reduzir os custos do projeto do míssil e dos motores estato-reator no futuro. O principal resultado do projeto é a aquisição de conhecimentos em ramjets e o teste de motores protótipos em bancada simulando condições próximas as reais. Espera-se ainda, que haja o aumento da experiência do grupo de trabalho e um amadurecimento da tecnologia.