Ir para o conteúdo
ou

Tela cheia

Projetos

6 de Agosto de 2013, 14:59 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 690 vezes
Licenciado sob CC (by)
2018 - Atual
Avaliação das Politicas Publicas Energéticas no Brasil durante os anos 2000 até os dias Atuais
 
Descrição: O Brasil é um país de dimensões intercontinentais e detentor de uma diversidade social, econômica e energética. O desenvolvimento econômico de uma nação está diretamente atrelada a disponibilidade de recursos naturais, tecnológicos, financeiros e energéticos. Desde os anos 2000 as politicas públicas de energia do país objetivam garantir o suprimento energético bem como a exploração de outras fontes de energia. Com o arrefecimento da economia nos idos dos anos 2010 e o longo período seco algumas decisões foram revistas com o intuito de atender as necessidades do mercado. O estudo fará uma análise das politicas energéticas com ênfase governos Dilma Rousseff e Michel Temer observando dados relativos a geração e consumo de energia e as politicas públicas de energia implementadas à época.. 
Situação: Em andamento; Natureza: Pesquisa. 
Alunos envolvidos: Graduação: (1) . 

Integrantes: Paula Meyer Soares - Coordenador / Vinicius Teixeira Lima - Integrante.

2015 - 2016
Sistemas de indicadores para monitoramento e avaliação de políticas públicas na Área Metropolitana de Brasília: perspectivas para o desenvolvimento e qualidade de vida da população (Linha de pesquisa: saúde e tecnologia)
 
Descrição: O Projeto Sistema de Indicadores tem os seguintes objetivos: 1) levantar as informações disponíveis sobre aspectos socioeconômicos, culturais, demográficos, de saúde, de segurança pública, de desenvolvimento comunitário, entre outros, do Distrito Federal e municípios da área metropolitana, com níveis máximos de desagregação territorial;e 2) Construir um sistema de indicadores que contribua para o empoderamento comunitário visando a integração das ações do poder público com a gestão ativa do território por parte da comunidade.. 


 
2015 - 2016
Projeto Ventania: avaliação do potencial eólicoda região administrativa do Gama
 
Descrição: A cidade do Gama e entorno estão localizada na região administrativa do Distrito Federal (DF), O Brasil é detentor de um potencial eólico significativo que ainda está sendo explorado e descoberto pelos institutos de engenharia . A realização do referido projeto tem o objetivo de avaliar o potencial eólico da região administrativa do Gama com o intuito de realizar estudos comparativos com demais regiões do país. A matriz energética brasileira é diversificada. A oferta de energia elétrica advém principalmente da fonte hídrica cerca de 67% . Nos últimos anos o governo tem adotado politica energética com incentivos a exploração de outras fontes de energia dentre as quais a eólica e a solar. A região do Cerrado possui potencial de geração de energia a partir do uso da fonte eólica e a realização desse estudo será útil na reformulação de politicas publcias de energia em futuro próximo... 


2014 - 2015
Mudanças no setor elétrico no Brasil: avaliação dos impactos sociais e economicos
 
Descrição: O Brasil é um país de dimensões intercontinentais. Após a privatização do setor eletrico ocorrida em 1995, durante o Governo FHC, a expansão da geração de energia foi considerável. Em 2012, a presidente Dilma Rousseff por meio da MP n º 579 adota um novo modelo de geração, distribuição e de transmissão de energia elétrica. Os efeitos da mudança do marco regulatório para o setor elétrico terá inúmeras implicações tanto do lado da demanda quanto da oferta. A pesquisa tem o objetivo de mensurar os efeitos da mudança do marco regulatório do setor na oferta e na demanda de energia para os próximos 20 anos. A realização da pesquisa basear-se-á em referencial teórico que trata sobre o assunto e avaliação de indicadores de consumo, produção, geração, crescimento populacional e atividade econômica. Serão analisadas as mudanças no marco regulatório com a edição da MP 579 e seu efeitos na economia brasileira..