Ir para o conteúdo
ou

 
Tela cheia

Conheça o MEB

10 de Março de 2015, 15:59 , por Roberto Aguiar Lima - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1413 vezes

Área de concentração:

Engenharia Biomédica

Objetivo:

Formar profissionais/pesquisadores com as seguintes características:

  • Capacidade e trabalho em equipe;
  • Sólida formação nas disciplinas que compõem as linhas de pesquisas;
  • Integração do conhecimento em engenharia biomédica com outras áreas do conhecimento; e
  • Disposição e treinamento para enfrentar desafios científicos/tecnológicos com vistas a integração universidade/indústria.

Histórico da UnB - Gama

 Com o crescimento da população das cidades integrantes da região de influência do Distrito Federal (DF), observou-se a necessidade de investimento nas atividades de ensino, pesquisa e extensão, entendendo-se que a partir delas, a população ganha mais competitividade no mercado de trabalho, promovendo condições para a diminuição das desigualdades sociais.

Como marcos legislativos do programa de expansão da UnB, destacam-se o Plano de Expansão Universitário (agosto/2006) e a circular nº.41/MRT (27/09/2007). O Programa de Desenvolvimento Institucional (PDI), ciclo 2002 a 2006, definiu a instalação dos campi de Planaltina, Ceilândia e Gama, que são vinculados ao Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI), instituído pelo Decreto nº 6.096/2007. O REUNI objetiva criar condições para a ampliação do acesso e permanência nas graduações, bem como com novos programas de pós-graduação, Lato Sensu e Stricto Sensu, que é o caso da Faculdade da UnB Gama, com o lançamento de um Mestrado em Engenharia Biomédica para setembro de 2010, por meio do melhor aproveitamento da estrutura física e dos recursos humanos existentes nas universidades federais. Destacam-se como elementos do REUNI: a) ampliação da oferta de educação superior pública; b) reestruturação acadêmico-curricular; c) renovação pedagógica da educação superior: d) mobilidade intra e inter-Institucional; e) compromisso social da instituição; f) suporte da pós-graduação ao desenvolvimento e aperfeiçoamento qualitativo dos cursos de graduação.

A partir de um estudo sócio-econômico das regiões administrativas do DF e a Região Integrada de Desenvolvimento do Distrito Federal e do Entorno (RIDE) foram definidos os cursos a serem implantados e quais regiões seriam mais beneficiadas pelo REUNI. Foram consideradas as taxas de crescimento demográfico e econômico dessas populações, as necessidades locais em termos de oferta de ensino e pesquisa e o interesse da comunidade.

Neste contexto, a proposta de implantação do campus Gama da UnB surge na Fase I do Programa de Expansão da UnB, visando o desenvolvimento sócio-econômico das regiões

limítrofes do DF. Neste sentido, foram criados quatro novos cursos de Graduação: Engenharia Automotiva, Engenharia de Energia, Engenharia de Software e Engenharia Eletrônica.

Neste aspecto que nasce a proposta de um Programa de Pós-Graduação em Engenharia Biomédica, em nível de mestrado, que faz parte do curso de Graduação em Engenharia Eletrônica, em que uma das ênfases está na Instrumentação Biomédica da UnB Campus Gama, que é o resultado da construção coletiva, entre diversas pessoas da comunidade acadêmica e reflete o entendimento destas, quanto à importância da educação como fator de transformação e crescimento da sociedade, considerando as particularidades da identidade do campus.

A partir de uma base epistemológico-metodológica contemporânea e com uma infra-estrutura propiciada pelo Governo do DF em parceira com a UnB, o projeto do campus UnB Gama converge para o aumento do nível de escolaridade da população brasiliense/brasileira, especialmente para os cidadãos que vivem fora do centro urbano de Brasília. Desta forma, propõe-se um campus que oferece quatro áreas de atuação da Engenharia: Automotiva, Software, Energia e Eletrônica, todos em consonância com as atuais políticas públicas nacionais (Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) da educação) direcionadas à ampliação de acesso e de oferta de educação superior gratuita e de qualidade no país.

Importância para o Brasil e para a região Centro-Oeste

O curso de Mestrado em Engenharia Biomédica, ofertado pela UnB-Gama (FGA), é o primeiro na região Centro-Oeste. Ele é de fundamental importância nacional e regionalmente de forma que trará grandes benefícios para o desenvolvimento tecnológico do país, bem como permitirá aos Estabelecimentos Assistenciais de Saúde (EAS) oferecerem serviços de qualidade e segurança à população. Na região Centro-Oeste há carência deste profissional. Portanto, a formação de profissionais nesta área permitirá que os EAS possam oferecer serviços com qualidade e segurança bem como poderá contribuir com avanços tecnológicos de empresas na área de desenvolvimento tecnológico ou de serviços existentes, além de formar profissionais capacitados para a docência nesta área não somente para o DF, mas também para o país. 

Reconhecimento

Recomendado pela Capes . O curso foi homologado pelo CNE (Port. MEC 1225, de 05/10/2010, DOU 20/10/2010, seç.1 p. 42).