Tela cheia

Laboratório de Sistemas Aeroespaciais (LaSA)

12 de Outubro de 2017, 10:00 , por Olexiy Shynkarenko - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.

Laboratório de Sistemas Aeroespaciais (LaSA)

Descrição

O curso de Engenharia Aeroespacial oferece aos discentes um laboratório de Sistemas Aeroespaciais que dá a oportunidade de ter um contato direto com os sistemas e subsistemas fundamentais para a o funcionamento de qualquer plataforma aeroespacial. O laboratório está localizado no edifício UED, no piso térreo.

O laboratório disponibiliza uma câmara de vácuo utilizada para as atividades práticas e as simulações do curso de Propulsão Elétrica.

Para a disciplina de Sistemas Aeroespaciais, o laboratório disponibiliza materiais simples, como papelaria, para pensar e criar novos componentes. Aproveitando a experiência prática do origami, os alunos podem projetar e simular sistemas dobráveis e expansíveis para aplicações espaciais, como antenas, painéis solares, escudos térmicos e escudos para detritos espaciais.

O Laboratório também apoia atividades da disciplina Tópicos Especiais de Engenharia Aeroespacial 1. Os alunos são capazes de compreender os princípios que animam o design aeronáutico explorando o laboratório de materiais e estruturas espaciais, batendo com a mão, pela primeira vez até os materiais avançados que caracterizam esta área de engenharia e tecnologia.

No curto prazo, o laboratório será aprimorado com novos elementos, como um CubeSat e seus sistemas, um painel solar, para mostrar o funcionamento dos sistemas espaciais necessários e os princípios de fornecimento e/ou geração de energia necessário para os satélites operar.

Disciplinas Abrangidas

Observações

Sistemas Aeroespaciais

Turmas de 20-25 alunos