Ir para o conteúdo
ou

Software

Tela cheia

Perfil profissional

6 de Agosto de 2013, 15:17 , por Administrador - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Visualizado 1722 vezes
Licenciado sob CC (by)

O Engenheiro de Software deve possuir habilidades com raciocínio lógico e matemático bem desenvolvidas. Já que a área muda com muita rapidez, precisa ter gosto pela inovação e capacidade de atualizar-se continuamente. Deve ter bom entrosamento para trabalhar em equipe e visão holística do mundo, sociedade e suas dinâmicas. O profissional deve ter organização e persistência, além de capacidade para enfrentar novos desafios e expandir as fronteiras do conhecimento na área.

O Engenheiro de Software atua no projeto, desenvolvimento, implantação e evolução de software complexo, corretos, disponíveis, seguros, tolerantes a falhas e com usabilidade e acessibilidade. Em sua atuação, ele desenha, especifica, programa e experimenta soluções que atendam às necessidades do mercado, da sociedade, das organizações e dos indivíduos, de acordo com suas capacidade e limitações, considerando os impactos emocionais e sociais.

Além disso, ele realiza estudos de viabilidade técnica e econômica, planeja e gerencia processos e equipes de trabalho, aplica técnicas para garantir a qualidade na produção e no software, de acordo com prazos e orçamento estabelecidos, utilizando métricas e ferramentas apropriadas, seguindo normas técnicas nacionais e internacionais, e dentro dos princípios da ética científica e profissional. Deve também ser capaz de projetar organizações de desenvolvimento de software.