Sistema interativo baseado em gestos para utilização de comandos no computador

20 de Outubro de 2014, 12:21 , por Gian Lucas de Oliveira Paiva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Filipe Barbosa de Almeida
Orientador: André Barros de Sales
Data de apresentação: 22 de julho de 2013
Data de publicação: 25 de novembro de 2013
Referência: ALMEIDA, Filipe Barbosa de. Sistema interativo baseado em gestos para utilização de comandos no computador. 2013. 90 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Nos últimos anos houve grandes evoluções na maneira de interagir com o computador. Telas sensíveis ao toque e tecnologias que reconhecem movimentos e voz ensejaram questões quanto a sua eficiência, naturalidade, intuição e usabilidade. Portanto, este trabalho objetiva desenvolver um sistema interativo baseado na detecção de gestos realizados com o corpo para executar comandos no computador, como: selecionar, clicar, arrastar, aumentar e diminuir zoom, entre outros. Buscou-se aqui, inicialmente estabelecer um embasamento teórico referente aos assuntos tratados no sistema e investigar algumas tecnologias perceptivas capazes de reconhecer movimentos. O desenvolvimento fundamentou-se em princípios de usabilidade da Interação Humano-Computador e processos da Engenharia de Software, como gerência de projeto, gerenciamento de configuração, verificação e validação e técnicas de programação. Os resultados obtidos comprovam a viabilidade da utilização de uma aplicação baseado em gestos no controle do sistema operacional, além de motivar futuros estudos na área de Interação Humano Computador, especialmente no que se refere a Computação Perceptiva. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
In recent years, there have been major improvements in the way you interact with the computer. With the advent of touch screens and technologies that recognize movement and voice, questions arise regarding the efficiency, naturalness, intuition and usability afforded by them. Therefore, this paper sets out to develop an interactive system based on the detection of gestures performed with the body to execute commands on the computer, such as, select, click, drag, zoom in and zoom out, among others. Initially the work sought to establish a theoretical framework on the matters dealt with in the system and investigate if some perceptual technologies can recognize movements. The development was based on principles of usability of human-computer interaction and software engineering processes, such as project management, configuration management, verification and validation and programming techniques. The results of this study demonstrate the feasibility of using a system based on gestures to control computers and motivate future studies in Human Computer Interaction, especially as regards the Perceptual Computing.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2013.
Link para o arquivo: 2013_FilipeBarbosaDeAlmeida.pdf

Tags deste artigo: interativo gestos interface natural comandos no computador