Software

20 de Outubro de 2014, 13:23 , por Gian Lucas de Oliveira Paiva - | Ninguém está seguindo este artigo ainda.
Autor(es): Denise Vasques de Cerqueira
Orientador: Luiz Carlos Miyadaira Ribeiro Júnior
Data de apresentação: 11 de dezembro de 2013
Data de publicação: 31 de janeiro de 2014
Referência: CERQUEIRA, Denise Vasques de. Aplicação de metodologia de análise de retorno sobre investimento no contexto do Centro de Qualidade e Testes de Software. 2013. 70 f., il. Monografia (Bacharelado em Engenharia de Software)—Universidade de Brasília, Brasília, 2013.
Resumo: Na busca pela qualidade, muitas empresas têm investido grandes somas em dinheiro nos seus processos de software, porém ao se decidir por realizar um investimento, devem ser considerados os benefícios potenciais e os custos financeiros advindos de tal decisão. A dúvida é se os benefícios, em contrapartida aos custos, que vêm dessas ações de tentativa de otimização dos processos, ultrapassam o investimento. O presente trabalho consiste em realizar uma análise de retorno sobre investimento (ROI) em qualidade de software, de modo a analisar o impacto financeiro de práticas de melhoria de processo sob o ponto de vista de uma metodologia que considera a contagem de defeitos durante a atividade de detecção de defeitos e o esforço despendido nessas atividades, observando o impacto desse investimento em economia de custo e redução de cronograma. Tal metodologia foi selecionada pela decisão de realizar essa análise no contexto do Centro de Qualidade e Testes de Software (CQTS) da Universidade de Brasília, de modo que seja possível avaliar se o investimento em melhoria de processo e qualidade nos testes é vantajoso para o laboratório. ___________________________________________________________________________ ABSTRACT
In the search for quality, many companies have invested large amount of money in their software processes, however when deciding on making an investment, one must consider the potential benefits and financial costs arising from this decision. The question is if the benefits that come from these actions attempt to optimize the processes beyond the investment. The present work is to execute an analysis of return of investment (ROI) in software quality, in order to analyze the financial impact of process improvement practices from the point of view of a methodology that considers the defect count during the activity of detection of defects and effort spent on these activities, noting the impact of investment in cost reduction and schedule savings. This methodology was selected by the decision to perform this analysis in the context of the Centre for Software Quality and Testing (CQTS), at University of Brasilia, so that it is possible to assess whether the investment in process improvement and quality in testing is advantageous to the laboratory.
Informações adicionais: Monografia (graduação)—Universidade de Brasília, Faculdade UnB Gama, Curso de Engenharia de Software, 2013.
Link para o arquivo: 2013_DeniseVasquesDeCerqueira.pdf

Engenharia de Software
Tags deste artigo: roi teste qualidade melhoria de processo investimento retorno sobre investimento